PUB

Mundo

Venezuela: Europa pede suspensão das Presidenciais

O Parlamento Europeu (PE) aprovou uma resolução que pede a suspensão das Eleições Presidenciais na Venezuela, marcadas para o próximo dia 20, e denuncia a falta de garantias de credibilidade.
Numa resolução, os eurodeputados pedem a “suspensão imediata” do processo eleitoral, até que estejam reunidas “as condições necessárias para a realização de eleições credíveis, transparentes e inclusivas”.
A União Europeia (UE) só reconhecerá eleições assentes num calendário eleitoral realista, acordadas no contexto do diálogo nacional com todos os intervenientes pertinentes e todos os partidos políticos, juntamente com a garantia de condições de participação idênticas para todos, equitativas e transparentes, diz o PE numa resolução aprovada por 492 votos a favor, 87 contra e 77 abstenções.
As eleições Presidenciais antecipadas, convocadas pela Assembleia Nacional Constituinte, não reconhecida internacionalmente, e aprovadas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) estão, agora, agendadas para 20 de Maio.
Na quarta-feira, 2, a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini, tinha já salientado que a questão é o modo como o processo eleitoral está a ser preparado.
Rejeitando qualquer intenção de ingerência externa, Mogherini lembrou “o forte sentido de amizade entre europeus e venezuelanos”.

PUB

PUB

PUB

To Top