PUB

Mundo

EUA: NASA vai lançar sonda que deverá roçar o sol

A agência aero-espacial norte-americana (NASA) espera lancer, nas próximas semanas, uma sonda que deverá aproximar-se do sol mais do que nenhuma outra até agora, informou a instituição.

A sonda Parker – baptizada em homenagem a Eugene Parker, astrofísico que desenvolveu a teoria dos ventos solares supersónicos — deverá ser lançada do Cabo Canaveral, no Estado da Flórida (EUA), a partir de 6 de Agosto, segundo um comunicado divulgado pela agência.

A sonda deverá aproximar-se a seis milhões de quilómetros da superfície solar, a uma velocidade que alcançará os 200 quilómetros por segundo, numa missão em que analisará o comportamento da estrela, tanto à distância como no próprio local.

Será a primeira vez que uma missão entra na coroa solar, uma região que atinge temperaturas muito acima da que é atingida na superfície do sol.

Neste sentido, Alex Young, perito da NASA, recordou que estiveram a “estudar o sol durante décadas e agora” irão até “onde se encontra a acção”.

O projecto pretende avançar no conhecimento das influências do sol e verificar teorias astrofísicas, como a da aceleração dos ventos solares.

PUB

PUB

PUB

To Top