PUB

Covid-19

Covid-19: Sal regista primeiro óbito por infecção do novo coronavírus

Um indivíduo do sexo masculino faleceu no passado dia 7 de Junho, na ilha do Sal, vítima do novo coronavírus, informou hoje o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto.

A vítima tinha 50 anos e padecia de outras comorbilidades. “Deu entrada no Banco de Urgência do Hospital Ramiro Ferreira, no sábado, dia 6, já com um quadro cardiorrespiratório grave e que evoluiu rapidamente, em menos de 24 horas”, explicou Jorge Barreto.

Todas as medidas foram, entretanto, tomadas “como se fosse um caso de covid-19”, embora se tenha suspeitado também de pneumonia. Os resultados de hoje vieram confirmar o óbito por Covid-19.

Segundo Jorge Barreto, embora ainda não se tivesse o resultado do teste PCR, os familiares foram informados que poderia se tratar de um caso de coronavírus, dados os sintomas apresentados.

Aliás, segundo informa Barreto, a vítima teve de ser enterrada imediatamente e os familiares não puderam fazer o velório tradicional. Sobre a origem do vírus na ilha do Sal, Jorge Barreto explica que ainda não se conseguiu chegar ao paciente zero que poderá ter despoletado todos os casos.

“Ainda não sabemos se conseguiremos identificar a forma como o vírus foi introduzido na ilha e, a acontecer, vai demorar ainda algum tempo”, considerou.

Jorge Barreto chama a atençao das pessoas e diz qu ase ilhas ainda sem casos devem tomar como exemplo a ilha do Sal e estarem cientes de que sempre haverá risco de contaminação, para além de não se poder ter a garantia de que o vírus já não esteja a circular nestas ilhas.

Cabo Verde passa a gora a registar seis óbitos por coronavírus, 657 casos positivos acumulados, 294 recuperados e 356 caso activos.

PUB

PUB

PUB

To Top