PUB

Descobrir Cabo Verde

Monte Cara – Uma das Sete Maravilhas de Cabo Verde

Monte Cara (São Vicente)

Monte Cara é talvez aquele que mais figura dos cartões postais que vendem Cabo Verde nas agências de turismo internacionais. É um dos maiores orgulhos e um dos bens naturais mais “bem-amados” dos sãovicentinos. Esse afecto todo tem sido eternizado na música de Cabo Verde e, claro, pela maior voz das ilhas, Cesária Évora, a rainha da morna.

É um lugar de eleição para os turistas, que gostam de sentar na marina aguardando o mítico por do sol, ora avermelhado, ora mais alaranjado entre as nuvens. Outrora conhecido como Monte Nelson (almirante), Monte Washington ou Cabeça de Washington, o mais importante é que a vista do topo é simplesmente espectacular. De lá podemos avistar toda a ilha desde a Baía do Mindelo à Baía das Gatas, sem esquecer a Praia Grande.

Com o Monte Cara servindo de guardião, colocando as baías e as praias em perfeita harmonia e dando maior poder à Morada, São Vicente é, sem dúvida, uma ilha mítica.

 

7 Maravilhas de Cabo Verde

O Vulcão do Fogo, a Praia de Santa Maria e as Salinas de Pedra de Lume na ilha do Sal, o Deserto de Viana na Boa Vista, a Praia de Carbeirinho e o Parque Natural de Monte Gordo em São Nicolau, e o emblemático Monte Cara em São Vicente, são as 7 Maravilhas de Cabo Verde, eleitas num concurso que contou com a participação de mais de quatrocentos monumentos naturais descobertos em todo o arquipélago.

O concurso abarcou as seguintes categorias: 1ª- montanha, serra e falésia; 2ª- monumento natural de cariz vulcânico; 3ª- ilhéus, rochas, rochedos e grutas monumentais; 4ª- baías, enseadas, angras e zonas húmidas; 5ª- praias de areia branca ou negra; 6ª- dunas e corredores dunares e a 7ª- paisagens ou áreas de interesse científico

A iniciativa partiu da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e a Pobreza (RPALCDP) que tem como propósito promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde. A apresentação das 7 Maravilhas de Cabo Verde aconteceu a 20 de Dezembro de 2013.

PUB

PUB

PUB

To Top