PUB

Cultura

Manu Preto vai representar Cabo Verde nas comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Magalhães em Espanha

O dançarino e coreógrafo cabo-verdiano Manu Preto vai representar Cabo Verde nas comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Magalhães, em Sevilha, Espanha.

Manu Preto, que há mais de seis meses não pisa um palco, devido à pandemia da covid-19, vai apresentar neste evento, uma performance ligada à tabanca.

A actuação está prevista para os dias 2 e 3 de Outubro. No entanto, Mano Preto viaja na próxima semana para a capital da região da Andaluzia, no sul da Espanha, a convite da Câmara Municipal da Praia, numa parceria com o Centro Internacional de Investigação Teatral.

À Inforpress, o dançarino e coreógrafo do grupo Raiz de Polon explicou que esta oportunidade internacional significa para ele, uma “grande responsabilidade” tratando-se de um evento mundial e com participação de “grandes mestres” da dança, música e teatro e conhecedores profundos das suas culturas.

De realçar que “Mundo Magallanes – Elcano” é um projecto do Centro Internacional de Investigação Teatral de Sevilha que nasceu por ocasião das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Magallanes e assenta em pesquisa teatral e teatro comunitário.

Segundo os organizadores, o evento pretende  envolver todos os países que possuem cidades de Magalhães para que, tanto através dos profissionais das artes performativas, como dos seus cidadãos, tenham uma presença num projecto global.

Cabo Verde também fez parte dos países que Fernando Magalhães passou durante a sua viagem de circum-navegação ao globo de 1519 a 1522.

RM

PUB

PUB

PUB

To Top