Primeiro Ministro participa da 75a Sessão da Assembleia Geral da ONU

O encontro acontece online para todos os chefes de Estado e de Governo, à excepção do país anfitrião, os EUA.

O Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, vai representar Cabo Verde na 75a sessão do Debate Geral das Nações Unidas, que este ano assinala o 75o aniversário da criação da organização.

Sob o lema “O futuro que queremos, as Nações Unidas que precisamos: reafirmando o nosso compromisso colectivo com o multilateralismo”, o encontro acontece online para todos os chefes de Estado e de Governo, à excepção do país anfitrião, os EUA.

Paralelamente à AGONU, no dia 24 de Setembro, Ulisses Correia e Silva será orador no painel sobre respostas regionais e recuperação económica em África, enquanto convidado em uma das iniciativas regionais da Concórdia, que visa estimular o diálogo e permitir parcerias eficazes e com impacto social.

No dia seguinte, o governante é convidado do Prémio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, para o evento sobre negócios sociais, juventude e tecnologia, que visa construir parcerias intersetoriais e geracionais para capacitar os jovens e desenvolver acções sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Por outro lado, o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, participa, no dia 29 de Setembro, na reunião ministerial sobre o financiamento do desenvolvimento na era da covid-19, uma co-organização  do SG da ONU e os Premiers de Jamaica e do Canadá.

No encontro, também virtual, os ministros das finanças dos Estados membros vão debruçar sobre as problemáticas do financiamento durante a actual pandemia e procurar soluções para as debelar.

O Governo de Cabo Verde vai marcar presença ainda em outras reuniões estatutárias, como a Cimeira sobre a Biodiversidade, através do Ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva, no dia 30 do corrente mês.

Por fim, no dia 1 de outubro, Maritza Rosabal, Ministra da Educação, Família e Inclusão Social, integra a reunião de celebração da quarta Conferência Mundial sobre as mulheres.