PUB

Economia

Dia Mundial do Turismo comemorado sem turistas

Assinala-se este domingo,27, o Dia Mundial do Turismo. Este ano em Cabo Verde, mas também em muitos outros destinos do mundo, a data é ensombrada pelos impactos negativos da Covid-19 e sem turistas.

 

Numa altura em que anos ditos “normais” Cabo Verde preparava-se para entrar na época alta do Turismo, especialmente nas ilhas voltadas para o turismo de natureza e montanha, como Santo Antão, São Nicolau, Fogo e Brava, o Dia Mundial do Turismo acontece numa altura em que os operadores fazem contas à vida.

Sem turismo, o sector está estagnado desde finais de Março passado, com inúmeros impactos negativos de forma transversal a uma série de áreas e sectores que dependem directa e indirectamente do turismo. Somam-se mais de 12 mil postos de trabalho diretos que acabaram por ser afectados, especialmente no Sal e Boa Vista.

A crise provocada pela Covid-19 afeta sobretudo o turismo, que representava até agora cerca de 25% de toda a riqueza anualmente produzida em Cabo Verde. Em 2019 o país recebeu mais de 819 mil turistas. Mas este ano a queda deve ser brusca, sendo ainda incerta a data oficial para uma eventual retoma turística.

Retoma que depende naturalmente de uma descida do número de casos da covid-19 no país, que figura entre os lugares cimeiros dos países com mais casos por cada 10 mil habitantes, ficando assim na lista negra da Europa.

A NAÇÃO sabe que há uma data indicativa de 15 de Novembro para a abertura das fronteiras internacionais, mas sujeita à evolução da pandemia no país e à capacidade do arquipélago responder em termos de infraestruturas e capacidade para tratar eventuais infecções da Covid-19 em zonas turísticas. A pressão dos operadores tem sido grande, no Sal e Boa Vista, especialmente do principal tour operator que domina o mercado, a TUI.

Mesmo sem turistas, a data será assinalada este domingo, pela tutela com várias actividades em Rui Vaz, Santiago, como debates e apresentação de projectos ligados ao turismo rural. Este ano , o Dia mundial do turismo é assinalado sob o lema “Turismo e Desenvolvimento Rural”.

“Em todo o mundo o turismo empodera as comunidades rurais, proporcionando empregos e oportunidades, principalmente para mulheres e jovens. O turismo também permite que as comunidades rurais mantenham sua herança cultural e tradições únicas, e o sector é vital para salvaguardar o habitat e as espécies ameaçadas de extinção”,  destaca o secretário da OMT, Zurab Pololikashvili.  

Já na sexta-feira passada,25, foi realizada também uma actividade na Cidade Velha, igualmente para debater vários aspectos do sector.

PUB

PUB

PUB

To Top