PUB

Política

Uso obrigatório de máscaras na via pública em discussão nas jornadas parlamentares

Os dois maiores partidos do país querem debater o uso obrigatório de máscaras na via pública nas próximas jornadas parlamentares.

 

No momento em que o país regista um novo record de casos ativos, os partidos dizem ser necessário a adoção desta regra. Em causa está a amplitude desta medida levada em regime de urgência à Assembleia no passado dia 30 de Setembro.

A líder do grupo parlamentar do Movimento para Democracia (MpD) defende que só o debate pode dar resposta a esta questão.

“Vamos debater a necessidade de utilização de máscaras em função da incidência da Covid-19 e chegar à conclusão de como se deve aprovar uma lei que obrigue a utilização de máscaras em concelhos com maior incidência, como a capital do país por exemplo”, diz Joana Rosa, em entrevista à RCV.

Na visão do líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), esta proposta de lei peca por ser tardia. Rui Semedo considera que o uso de máscaras na via pública deveria ter sido regulamentado antes do agravamento da pandemia.

“Parece que estamos numa situação de descontrolo. De qualquer maneira vamos levar a questão para as jornadas, mas a nossa posição inicial é de que obrigar o uso de máscaras deveria ter sido uma medida homogênea para todo o país, independentemente das situações mais ou menos grave, defende Rui Semedo.

O uso obrigatório de máscaras na via pública, divide opiniões a nível mundial, inclusive a própria comunidade científica.

 

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top