PUB

Economia

Santiago: SINCOP realiza manifestação para reivindicar a normalização da lotação das hiaces

O Sindicato Nacional de Condutores Profissionais (SINCOP) promove esta manhã, a partir das 10 horas, na cidade da Praia, em Assomada e no Tarrafal, uma manifestação a exigir a lotação completa das hiaces.

O limite de passageiros foi estabelecido em Março pelo Governo de Cabo Verde, de forma a evitar a propagação da Covid-19. Contudo, mesmo com um número elevado de infeções pelo novo cornavírus, o presidente do SINCOP justifica as reivindicações.

“As hiaces têm um espaço muito reduzido. Dentro deles não tem como colocar o distanciamento mínimo de 1 metro e meio entre as pessoas. Por isso nós consideramos que já chegou o momento, porque não sabemos até quando esta situação vai durar. Passamos a carregar apenas 70% de passageiros, enquanto que as contribuições que pagamos continuaram as mesmas e algumas subiram, como por exemplo o seguro, que agora é mais caro”, explicou Domingos Cardoso à RCV.

O líder sindical realça que os condutores e proprietários não beneficiam dos subsídios prometidos pelo Governo. Além do restabelecimento da lotação completa de passageiros, os condutores apresentam uma lista de exigências.

 “Questões de cobrança de senhas que acontecem nos parques e que depois não nos dão recibos, nem nada. Ainda reivindicamos, também, mais rigor das autoridades em relação à concorrência desleal, a melhorias de condições sanitárias nos parques e devolução imediata do valor de 3.500 escudos cobrado na emissão dos cartões de licença”, elucida o presidente do SINCOP.

Domingos Cardoso diz esperar uma adesão de 300 membros, entre condutores de hiaces e taxistas, só na Praia. O Sindicato dos Condutores Profissionais foi criado há dois anos e tem mais de 40 inscritos.

 

PUB

PUB

PUB

To Top