PUB

Política

Autárquicas’2020/Tarrafal: Concorrentes priorizam contactos directos e juventude

A corrida por votos no Tarrafal (de Santiago) passa por contactos directos, através do porta-a-porta, em todas as comunidades e na insistência com a juventude  – a maioria da população – para que vá às urnas no próximo dia 25 de Outubro, de modo a baixar a taxa da abstenção.

Domingos Semedo, do Grupo Independente “Unidos por Tarrafal” (UT) faz uma “aposta forte” na formação e capacitação dos jovens, principalmente, os licenciados.

“Não é aceitável ver jovens formados, há quatro ou cinco anos, sentados na Praça, de pés e braços cruzados, sem nenhuma perspectiva para o futuro”, manifesta o candidato da UT, que promete  “rever as  formas de trabalhar com os jovens”, em ordem a se saber “quais são  as suas ambições e  potencialidades e encaminhá-los  para as áreas em que podem dar melhor contribuição” para o concelho e o país.

Caso obtenha a confiança dos tarrafalenses, Domingos Semedo já dispõe de acções concretas para os jovens licenciados que estão no desemprego.

“Vamos fazer uma reciclagem, no sentido de nos acompanharem em projectos inovadores, nas áreas da agricultura, da pesca, do turismo e da pecuária”, anuncia.

Sinais de “desespero”

José dos Reis, postulante do PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde), à Câmara Municipal, acusa o MpD (Movimento para a Democracia – actual Poder camarário) de ter entrado em “desespero”, demonstrado pela constante presença de governantes e dirigentes nacionais.

“Tudo isso, na tentativa de reforçar uma candidatura que já não constitui esperança para o povo de Tarrafal”, explica José dos Reis à Inforpress.

Dos Reis cobra aos governantes a materialização das promessas eleitorais feitas ao Tarrafal, designadamente:  a via rápida que liga o Concelho à Cidade da Praia, o Centro Agro-Tecnológico, o Porto de Pesca e Recreio, a par da asfaltagem Tarrafal/Calheta.

“Sem se esquecer aquela mágica da criação de empregos que Ulisses Correia e Silva prometeu para os cabo-verdianos. Tarrafal está a exigir a sua parte, para que  os jovens tenham rendimentos e oportunidades”, remarcou o candidato do PAICV.

Com foco na Juventude

Celso Soares Ribeiro, pretendente do MpD à Câmara Municipal, esteve grande parte do dia em Lagoa, uma das zonas mais distantes e encravadas do Tarrafal.

“Lagoa é uma localidade extremamente linda, para a qual temos um Programa claro e que já está a dar os primeiros passos. O Sítio já está cem por cento electrificado com energia limpa e, no nosso Programa, prevemos o Projecto ‘Uma Família, Um Turista’”, anunciou Celso Ribeiro, citado pela Inforpress.

A requalificação e a valorização das habitações, nomeadamente, com água canalizada, casas-de-banho para cada família, de modo a passarem a receber turistas, a aposta no agro-negócio e a melhoria dos acessos figuram, também, na Plataforma Eleitoral de Celso Ribeiro.

“Desde o primeiro dia da nossa Campanha,  dissemos que o nosso foco é a juventude, o ser humano. Vamos apostar na valorização dos recursos humanos e, para isso, é preciso formação. É um eixo que está muito claro no nosso Programa”, reitera.

Campanha de “proximidade”

Holden Roberto Duarte, cabeça-de-lista da UCID (União cabo-Verdiana independente e Democrática) para a Câmara, no pleito de 25 de Outubro, privilegia contactos porta-a-porta e uma Campanha de “proximidade” neste contexto de COVID-19.

“Há adversários nossos que estão a desrespeitar as recomendações e directivas sanitárias, fazendo comícios e promovendo grandes ajuntamento de pessoas. Isso é jogo sujo e, como tal, reprováveis ética e politicamente”, denuncia Holden Roberto Duarte, cuja candidatura já esteve em quase 20 comunidades do Tarrafal.

O desemprego, principalmente, o existente no seio dos jovens – a rondar os 23,6 por cento (%), segundo Holden Duarte -, preocupa o candidato da UCID.

“Iremos promover um empreendedorismo voltado para a realidade do Município”, anuncia, prometendo baixar a taxa de desemprego, que é, actualmente de 23,6%, para 10%, “através de políticas de incentivo e do fomento do auto-emprego.

Nova “briga” em 2021

Cláudio Hernâni Furtado Sousa, pretendente do MIT (Movimento independente Tarrafal) à Câmara Municipal avisa, “desde já”, que o seu Colectivo “chegou para ficar”.

Descontente com “a descarada participação e envolvimento” dos governantes, “ao mais alto nível”, na Campanha do MpD, Cláudio Sousa promete, “desde já, uma nova briga nas Legislativas” de 2021.

“Quase todos os ministros do Governo de Cabo Verde vêm cá, todos os dias, fazer Campanha ,em nome do MpD. Até o Presidente da Assembleia Nacional já esteve cá a fazer Campanha, ao lado do candidato do seu Partido. Se eles vêm da Praia para atacar este Município, podem contar que o MI-CV também vai lutar para ser Governo. Contem connosco! Fica, desde já,  esta garantia”, anuncia Cláudio Sousa.

O líder do MIT trava “uma dura batalha” contra “a descrença e a desesperança” reinantes em muitos tarrafalenses, de molde a baixar a taxa de abstenção.

“Encontramos muitas pessoas, com 30 e mais anos, que nos disseram que deixaram de votar. Felizmente, após diálogos travados, regra geral, dizem-nos que, desta vez, vão votar MIT”, revela Cláudio Sousa,  sustentando que o “MIT é a expressão da vontade da população desesperançada, sofredora e maltratada”.

Tarrafal conta com 12 mil 232 eleitores.

PUB

PUB

PUB

To Top