PUB

Fogo

Autárquicas 2020/São Filipe: Candidatos em sintonia quanto à necessidade de investir-se mais nos transportes para desenvolver a ilha 

As deficiências em termos de infraestruturas, principalmente aeroportuárias, são aspectos que as candidaturas às eleições autárquicas, em São Filipe, consideram prioritários para que o município, que é a porta de entrada e saída, como a própria ilha do Fogo, possam dar o salto qualitativo no processo de desenvolvimento.

À problemática dos transportes, junta-se a mobilização de mais água, e a um custo inferior, para o aproveitamento das potencialidades da ilha no geral.

O candidato à sua própria sucessão, pela lista do Movimento para a Democracia (MpD), Jorge Nogueira apontou que definiu como prioridade a resolução dos problemas de transportes e de mobilização de água como sectores importantes para o desenvolvimento económico e social do concelho e da ilha.

A ilha tem forte potencialidade turística e os transportes aéreos, diz, são fundamentais para aumentar o número de visitantes, complementado com o transporte marítimo, para trazer turistas e diminuir custos dos produtos que chegam.

Nesse contexto, Nogueira defende a urgente iluminação de pista porque a evolução para um aeroporto de médio porte vai ser determinada pelo aumento da procura, mas também pela melhoria das condições e extensão do porto do Vale de Cavaleiros, para receber um barco de maior calado, evitando o transbordo de mercadorias na Praia ou São Vicente, com custo adicional.

Para a mobilização de mais água é preciso, explicou, o candidato, continuar os trabalhos em curso com introdução de energia renovável, porque “diminuindo ou eliminando os custos com energia convencional a tarifa de água para agricultura, será reduzida de modo a aumentar a horticultura, mas também a fruticultura, área que a ilha tem mais potencialidades e menos concorrência a nível nacional”.

Este defende uma aposta no turismo, agricultura vertente fruticultura e agroindústria, e a resolução dos problemas de infraestruturas e transportes para o desenvolvimento de São Filipe e a ilha no geral.

PAICV

A candidatura de Nuias Silva à presidência da câmara de São Filipe, pela lista do PAICV, também destaca a questão dos transportes como sendo fundamental para que a ilha passe a ser um importante pólo de desenvolvimento de Cabo Verde.

Para a questão de infraestruturas Nuias Silva defende que é necessário sentar-se à mesa com o governo saído das próximas eleições legislativas de 2021, para um diálogo sobre a ilha do Fogo, para dotá-la de infraestruturas, como sendo um aeroporto internacional, para poder tirar proveito das potencialidades na área de turismo.

O mesmo defende que é necessário dotar a ilha de um porto com maior profundidade de calado para poder receber navios de longo curso e também navios de cruzeiro, e que permita tirar proveito do sector primário, além de resolver o problema de transporte inter-ilhas, nomeadamente Fogo/Brava/Santiago, o eixo sul que é importante para o desenvolvimento do país.

Nuias Silva aposta ainda em negociar um pacote de infra-estruturação como asfaltagem de estradas do município e de toda a ilha, com governo que, enaltecendo que não são reivindicações do PAICV, mas de toda a ilha, para prepará-la para o desenvolvimento.

 UCID

O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Pedro Ribeiro vai na mesma linha, defendendo a criação de um conjunto de infraestruturas aeroportuárias, viárias, de ocupação da juventude e que garanta mais e melhores empregos como sendo indispensáveis para o processo de desenvolvimento de São Filipe, que é o município de referência, e a ilha do Fogo, no seu todo, aproveitando as potencialidades existentes nos mais variados sectores de actividades.

Os candidatos às autarquias dos Mosteiros e de Santa Catarina também têm apontado a questão das infraestruturas, o transporte, aéreo e marítimo, com maior conectividade entre as ilhas, o aproveitamento do vulcão e toda a área do parque Natural do Fogo (a maior área protegida de Cabo Verde), a agroindústria, a agricultura e a pesca como sendo fundamentais para o desenvolvimento da ilha do Fogo, no geral.

PUB

PUB

PUB

To Top