PUB

Política

Autárquicas 2020/ Ribeira Brava: Candidatos confiantes na aprovação dos eleitores

Nas últimas duas semanas os dois candidatos à Câmara Municipal da Ribeira Brava (CMRB), nas autárquicas 2020, estiveram em todas as localidades do município para convencer o eleitorado. Carlos Barbosa (PAICV) e José Martins (MpD) mostram-se ambos confiantes na vitória.

Cumpre-se esta sexta-feira,23, o último dia de campanha para as eleições autárquicas do próximo domingo, 25. 

Carlos Barbosa, candidato pelo PAICV, deu nota positiva à campanha eleitoral feita pela sua candidatura.  Pelas conversas que teve com os munícipes, e pela sua receptividade, diz ter a percepção que sairá “vitorioso no próximo dia 25”.

Segundo este “tambarina”, foram 15 dias tranquilos e de civismo, pois, levou “uma mensagem de paz e alegria” ao transmitir aos munícipes os projectos e as ideias da sua Plataforma Eleitoral. E, deste modo, levar o “desenvolvimento à Ribeira Brava”.

Contudo, acusa a candidatura de José Martins (MpD) de perseguição.

“Nos últimos dias a candidatura adversária tem quase que sido um polícia atrás de nós (…) na nossa deslocação a Morro Braz, para uma conversa aberta com a população, um grupo da candidatura adversária, não sei a mando de quem, tentou criar algum distúrbio”, afirma Carlos Barbosa, que alega que, mais tarde, já em Belém, continuaram a ser importunados, pelo mesmo grupo, acto ao qual a sua comitiva não reagiu.

Não obstante, esse episódio, Barbosa diz não ter dúvidas de que irá sair vencedor no próximo Domingo,25, e perspectiva uma vitória de “forma clara”. Pois, no seu dizer, as pessoas clamam por uma mudança, mas, operada por pessoas às quais já confiam. E a candidatura do PAICV, garante, “ao longo destes 15 dias, mostrou as ideias e os projectos que o município precisa”.

A Plataforma Eleitoral de Carlos Barbosa assenta, entre outros aspectos, na mobilização de água, tanto para agricultura como para o domicílio, associada às energias renováveis. A melhoria das vias de acesso e escoamento dos produtos agrícolas, assim como o arrelvamento dos campos de treino em Juncalinho e Preguiça, e a electrificação do Estádio Municipal DI-DEUS, fazem parte dos projectos a implementar.

O candidato à liderança da CMRB, pelo PAICV, apela à adesão massiva dos eleitores às urnas, para que não fiquem em casa no próximo dia 25, para que votem em consciência, “e se for na sua candidatura, melhor ainda”. Pois só assim conseguirão vencer os desafios do município.

Para o encerramento da sua campanha eleitoral, esta sexta-feira, 23, Carlos Barbosa e a sua comitiva têm prevista uma carreata que passará por todo o município da Ribeira Brava.

José Martins invoca “confiança”

No que concerne a José Martins, candidato a presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava pelo MpD, o mesmo garante que, face à recepção que teve do eleitorado, das mensagens de encorajamento e do apoio em torno da sua candidatura, está em condições de afirmar que, a 25 de Outubro, receberá o voto de aprovação para governar nos próximos quatro anos.

Conforme o “ventoinha” a sua campanha decorreu na tranquilidade, na paz e com amor, pois, pautam pelos “bons modos e por respeitar o adversário” e, dessa forma, conquistar o seu eleitorado. Portanto, refuta a alegada perseguição da qual o PAICV o acusa.

“Isso não corresponde à realidade (…) perdeu as eleições e está a arranjar desculpas a dizer que foi atacado. Conheço o comportamento das pessoas que estão envolvidas na minha campanha, são pessoas tranquilas, pelo que o adversário está a arranjar subterfúgios para justificar a sua má recepção nas localidades”, defendeu Martins, alegando que quem foi intimidada foi sua comitiva.

“Pelo que sei, o facto de um a candidatura estar numa determinada localidade, não quer dizer que a outra não deva estar. O importante é que elas não se interrompam mutuamente. As duas candidaturas estiveram próximas e a do PAICV veio para cima da nossa”, alegou José Martins.

O candidato da MpD acredita na vitória este fim-de-semana porque diz ser este “um momento de viragem”, de desenvolvimento do município da Ribeira Brava, e de se apostar na sua Plataforma Eleitoral, com novas pessoas, com novos projectos e com uma governação participativa.

Plataforma essa que tem três eixos fundamentais: a agricultura, a pesca e um terceiro eixo complementar, formado pelo turismo e ordenamento do território. A nível de agricultura consiste na mobilização da água com energias limpas e investimentos tecnologias de produção agrícola. A nível da pesca, fazer a transição do sistema tradicional para um sistema semi-industrial. E infra-estruturação municipal, com uma aposta no turismo e na habitação social.

O candidato à liderança da CMRB, pelo MpD, invoca os eleitores a votarem no dia 25 “na confiança, no partido, e no desenvolvimento que há muito tempo o município está à espera”.

Na agenda para o último dia da campanha eleitoral, hoje, 23, José Martins e a sua comitiva visitarão diferentes zonas na cidade do Ribeira Brava, no Juncalinho, bem como outras localidades. Depois retornam à Ribeira Brava para o encerramento da campanha.

Segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o município da Ribeira Brava, conta actualmente com cerca de 5670 eleitores inscritos.

PUB

PUB

PUB

To Top