PUB

Boa Vista

Jovens mulheres capacitadas em Igualdade de Género, Violência no Namoro e VBG

O ICIEG realiza de hoje até quinta-feira,29, uma ação de capacitação para mulheres, estudantes do secundário e Polícia Nacional, em Igualdade de Género e VBG na Boa Vista.

O objectivo passa por promover um maior engajamento deste grupo alvo na luta pela igualdade do género, assim como combater a VBG na ilha. Isto, numa altura em que a ilha registou recentemente um feminicídio, o da jovem Gabriela Évora,

Segundo avança a RCV, a capacitação tem a duração de três dias e decorre no Centro de Arte e Cultura de Sal Rei e na Escola Secundaria da Boa Vista, que recebe quarta-feira, 28, uma acção de sensibilização em matéria de VBG e violência no namoro. O mesmo tema vai ser abordado na quinta-feira, 29, destinado a agentes da Polícia Nacional.

A psicóloga e Responsável Centro de Apoio a Vitima na Boa Vista, Adriana Correia reforça a importância da iniciativa.

“É sensibilizar as pessoas sobre a problemática da VBG, com o foco em dar a conhecer o nosso serviço do Centro de Apoio à Vítima a todas as mulheres da ilha”, afirmou à RCV.

No que diz respeito aos adolescentes do 12º é “sensibilizá-los sobre a questão da violência no namoro que ultimamente tem aumentado, e, por fim, à Policia Nacional no sentido de fazer um bom acolhimento à vítima na hora da denúncia e fazer um bom acompanhamento do processo”.

Face ao feminicídio de Gabriela Évora, pelo ex companheiro, Jorge Adalberto, na Boa Vista, recentemente, essa responsável considera necessário “haver uma sensibilização quanto à questão da educação das crianças e dos adolescentes sobre aquilo que se pode fazer, caso esteja, ou note que alguém está a passar por uma situação de violência, uma vez que a VBG é um crime público, também é o nosso dever fazer denúncias”, adverte.

Alertar e informar

Correia considera ainda que estas ações de capacitação servem para alertar a população, mostrar os serviços disponíveis e “principalmente no sentido de prestar apoio à vítima”.

Esta iniciativa também se fundamenta no reconhecimento da educação como a melhor ferramenta para promover a transformação de atitudes, valores e práticas.

Adriana Correia considera a violência no namoro “um grande problema” especialmente no momento em que a ilha regista mais um caso de feminicídio.

É de referir que a vítima, Gabriela Évora, natural de Santo Antão, foi assinada pelo seu ex-companheiro, Jorge Adalberto que neste momento encontra-se em prisão preventiva. O suspeito alega que a morte foi acidental, segundo ele Gabriela terá batido com a cabeça durante uma discussão. Depois, no “desespero” queimou e escondeu o corpo.

 

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top