PUB

Mundo

EUA: Destituição avança se Trump não se demitir “imediatamente”

A Presidente da Câmara de Representantes dos EUA – Estados Unidos da América -, a Democrata Nacy Pelosi, comunicou aos congressistas dos dois partidos, que vai iniciar o processo de “impeachment” contra Donald Trump, caso o ainda Presidente não se demita “imediatamente”.

Através de uma carta enviada, sexta-feira, 8, a todos os membros da Câmara de Representantes – e a que o jn.pt teve acesso -, Pelosi pediu aos Republicanos que demitam Trump, por “actos perigoso e sediciosos” do Presidente, fornecendo como exemplo as acções do Partido Republicano, no final da Presidência de Richard Nixon.

“Na sequência dos actos perigosos e sediciosos do Presidente, os Republicanos no Congresso necessitam seguir esse exemplo e solicitar que Trump deixe o seu cargo, de forma imediata. Se o Presidente não deixar o seu posto de forma imediata e voluntária, o Congresso procederá com a nossa acção”, anuncia Pelosi.

A crescente pressão para que o Congresso inicie o segundo processo de destituição contra Trump, poucos dias antes de abandonar a Casa Branca, após a derrota nas Eleições Presidenciais dde 3 de Novembro, surge num momento em que Pelosi aguarda a resposta do vice-Presidente, Mike Pence, sobre se invocará a 25.ª Emenda da Constituição Norte-americana, para afastar o Presidente do cargo.

Pelosi também informou aos membros Democratas na Câmara de Representantes, que o novo Processo de Destituição contra Trump tem mais apoio no Partido que o Primeiro Processo, realizado no início de 2020.

Na ocasião, os Democratas processaram Trump pelas pressões que exerceu sobre o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, para que investigasse Joe Biden, com o objectivo de dificultar as suas aspirações Presidenciais.

O processo político contra Trump fracassou no Senado, onde os Republicanos tinham a maioria até quarta-feira, 6, e, na sequência da vitória dos dois candidatos democratas nas Eleições para o Senado, no Estado da Geórgia.

Pelosi, bem como o líder da minoria Democrata no Senado, Chuck Schumer, já na quinta-feira, tinham anunciado que iriam pedir ao vice-Presidente, Mike Pence, para invocar a 25.ª Emenda da Constituição, que permite retirar poderes ao Presidente, por incapacidade de exercício de funções.

Se Trump for removido do cargo, por destituição, ficará impedido de concorrer, novamente, à Casa Branca.

No caso de ser alvo de um julgamento de destituição, será o único Presidente dos EUA, até agora, a ter sido alvo de dois processos desse género.

O Republicano Donald Trump perdeu as Eleições Presidenciais de 3 de Novembro para o seu rival Democrata, Joe Biden, que deve tomar posse como 46.º presidente dos EUA, em 20 de Janeiro.

Só esta semana, Trump assumiu a derrota e, na quinta-feira, prometeu, pela primeira vez, uma transição de poder pacífica.

PUB

PUB

PUB

To Top