PUB

Economia

Frescomar aguarda com “expectativa” a resposta da UE

A União Europeia (UE) deve anunciar amanhã, ao Governo de Cabo Verde, o parecer sobre a renovação do contrato de derrogação das normas de origens. Resposta pela qual os responsáveis da conserveira dizem aguardar com “muita expectativa”.

É com muita expectativa que a Frescomar aguarda a comunicação da UE, na sequência de um a reunião realizada, esta semana, entre a direção da empresa, o vice-primeiro-ministro e ministro das finanças, Olavo Correia e o ministro da economia marítima, Paulo Veiga.

“Tivemos um encontro com o Governo onde nos foi dito que a União Europeia prometeu dar uma resposta até à sexta-feira, e, neste momento, aguardamos com muitas expectativas para poder resolver a situação da empresa”, disse hoje, Manuel Monteiro, adjunto do presidente do Conselho de Administração da Frescomar. O desfecho positivo de processo deve evitar o despedimento de trabalhadores da empresa.

Recorde-se que, ainda nesta semana, o Sindicato da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) avançou que a conserveira iria despedir 380 trabalhadores, caso o contrato de derrogação das normas de origem entre Cabo Verde e a União Europeia não for renovado. Fato que Manuel Monteiro desvaloriza, ao afirmar que a empresa não fez estas ameaças.

“Não ameaçamos e não seguimos este caminho que estão a propalar na comunicação social. Há uma situação, nós já conversámos com o Governo e neste momento estamos a aguardar (…) a resposta, que nos foi prometida até sexta-feira, inclusive, não estamos a produzir. Ontem era feriado e aproveitámos para parar a fábrica e retomar a produção na segunda-feira”.

Para ultrapassar os constrangimentos que, anualmente, a Frescomar vive devido ao contrato de derrogação das normas de origens, a direção da empresa subscreve a proposta de se resolver esta situação nos termos do acordo de pescas que Cabo Verde tem com a UE. Proposta que o Governo já tem em mãos para análise.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top