PUB

Covid-19

Calamidade: Europa mantém fronteiras abertas 

No meio da crise pandémica, há um consenso europeu para evitar o caos fronteiriço da vaga de COVID-19. Mas, a vigilância é para manter. 

Na Cimeira de quinta-feira – realça o portal pt.euronews.com -, os líderes europeus decidiram manter o espaço europeu interno aberto, o espaço Schengen a funcionar.

Tudo aponta para mais testes e quarentenas nas chegadas.

“Tendo em conta a muito grave situação de Saúde, todas as viagens não-essenciais deverão ser seriamente evitadas, tanto no País como para lá das fronteiras. Ao mesmo tempo, é absolutamente importante manter o Mercado Único em funcionamento. Por isso, no que diz respeito a trabalhadores e mercadorias, eles têm que cruzar fronteiras de forma suave. Isto é muito importante (…). Sobre as fronteiras externas, nós, também, vamos ter que implementar medidas de Segurança”, destaca Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Outro tópico discutido pelos lideres europeus foi a Estratégia de Vacinação, com alguns líderes demonstraram ansiedade pelos atrasos das empresas farmacêuticas.

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, diz que “os líderes querem que a vacinação seja acelerada e, sobre isso, os compromissos das empresas, no fornecimento, têm que ser respeitados. E ficou reafirmado que as vacinas devem ser distribuídas ao mesmo tempo e têm que ter em conta a população. Também reafirmámos a necessidade de acompanhar de perto o processo de vacinação. Todas as vias serão examinadas para garantir um fornecimento rápido, incluindo a distribuição antecipada para evitar atrasos”.

A proposta mais controversa sobre a Vacinação surgiu de um grupo de países e consiste na criação de um Sistema de Corredores Prioritários de Viagem para a Vacinação. Afirmam que pode acelerar a recuperação económica, mas, os críticos pensam que isso pode resultar em discriminação.

PUB

PUB

PUB

To Top