PUB

A Não Perder

La La Land, um tesouro cinematográfico para todas as idades

Na edição do A NÃO PERDER desta semana sugerimos o filme La La Land, que foi o mais aclamado de 2017 e considerado um tesouro cinematográfico para todas as idades. A nossa proposta também inclui o vídeo “Olhares sobre o Racismo” e a leitura do livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck”.

FILME – La La Land

La La Land, o filme mais aclamado de 2017, é um tesouro cinematográfico para todas as idades que apaixona uma e outra vez. Vencedor de 6 Óscares, incluindo o de Melhor Realizador, Damien Chazelle, e vencedor de um recorde de 7 Globos de Ouro, entre outras distinções das quais também destacamos 5 prémios BAFTA 2017.

Emma Stone e Ryan Gosling protagonizam Mia e Sebastian, uma atriz e um músico de jazz que perseguem os seus sonhos em Hollywood – e se encontram – numa vibrante celebração de esperança, sonhos e amor.

Ainda que musicais não agradem a todos, La La Land foi um sucesso mesmo entre muitos dos que tendem a não gostar do género. Cativante, nostálgico, e cheio de cor, som e vida, a produção conquista tanto com o seu visual quanto com os seus personagens e história.

Por outro lado, a atuação de Emma Stone que interpreta Mia, a protagonista, foi considerada uma das melhores de toda a carreira da atriz.

VÍDEO – SOS Racismo disponibiliza no YouTube documentário “Olhares sobre o Racismo”

 Os debates em torno da problemática do racismo estão sempre em pauta sobretudo cada vez que ressurgem novos episódios muitos deles envoltos em polémicas com grande abrangência mundial. Aproveitando o embalo da edição anterior em que sugerimos a leitura do “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa e autora Djamila Ribeiro, aproveitamos para propor, nesta edição, o vídeo “Olhares sobre o Racismo”, produzido pela associação SOS Racismo quedisponibilizou-o gratuitamente no Youtube

Esse documentário “Olhares sobre o Racismo”, foi produzido em parceria com a revista online BANTUMEN, por ocasião dos 30 anos da associação SOS Racismo, assinalados no passado dia 10 De dezembro de 2020.

Realizado por Bruno Moraes Cabral, Eddie Pipocas e Dércio Tomás Ferreira, o documentário reúne vários testemunhos de activistas da luta antirracista, de luta pela democracia e de defesa dos direitos humanos.

O filme de 31 minutos “condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para esta causa e reflete a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo no nosso país.”

“Olhares sobre o Racismo” foi exibido no passado dia 14 de Janeiro último no Padrão dos Descobrimentos, um dos símbolos mais visíveis do colonialismo português, no âmbito de uma parceria entre o SOS Racismo e o DocLisboa.

O documentário está disponível no Youtube “como ferramenta colectiva a ser apropriada e usada como instrumento de debate, mobilização e conscientização militante na luta contra o racismo”. Sessões de exibição terão lugar em várias cidades portuguesas ao longo deste ano, com debates em torno da problemática do racismo.

LIVRO – Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a actitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.

Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objectivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos optimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define a nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos os nossos filhos. É um factor decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

PUB

PUB

PUB

To Top