PUB

A Não Perder

“Nomadland – Sobreviver na América”, um dos filmes com mais nomeações para os Óscares de 2021

Porque estamos no “Março Mês da Mulher”, as nossas escolhas desta semana voltam a destacar o protagonismo das mulheres, neste caso da chinesa Chloé Zhao, realizadora do filme “Nomadland – Sobreviver na América”, um dos filmes com mais nomeações para os prémios Óscares deste ano e amplamente aclamado pela crítica. Dando seguimento ao percurso de mulheres mundialmente inspiradoras e fortes, sugerimos as biografias de mais duas grandes mulheres: Sophia Amoruso e Anne Frank.

FILMES

“Nomadland – Sobreviver na América”

O filme “Nomadland – Sobreviver na América”, segue a vida de Fern (Frances McDormand), uma mulher que perde tudo durante a Grande Recessão e começa a viver como um nómada dos tempos modernos, percorrendo o Oeste Americano com a sua carrinha.

Inspirado no livro “Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century” de Jessica Bruder, o filme conta com a participação de verdadeiros nómadas, Linda May, Charlene Swankie e Bob Wells, que interpretam o papel de mentores e companheiros de Fern.

Nomadland é a terceira longa-metragem da realizadora Chloé Zhao e foi amplamente aclamado pela crítica, tendo vencido o Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Cinema no feminino

O caminho das mulheres não tem sido fácil em Hollywood. Poucas viram o seu trabalho reconhecido de modo a conseguirem a liberdade de contar as suas histórias. Apenas uma mulher, até à data, ganhou o Óscar de Melhor Realização, Kathryn Bigelow, pelo filme “Estado de Guerra”, em 2009.

Este ano, pela primeira vez há duas nomeadas: Chloe Zhao por “Nomadland – Sobreviver na América” e Emerald Fennell pelo filme “Uma miúda com potencial”. Cada vez mais mulheres estão a receber créditos como escritoras, produtoras e realizadoras.

Documentário sobre Tina Turner

O documentário sobre Tina Turner, recentemente exibido online no Festival de Cinema de Berlim, foi produzido pelo canal de televisão por assinatura norte-americano. (HBO), e traça os 60 anos de carreira de uma das artistas femininas mais notáveis de todos os tempos.

O filme conta uma história de vida singular desde as décadas de 1960 e 1970 em que Tina Turner viveu ao lado de um marido abusivo até ao regresso triunfante nos anos 1980. O documentário estreia na HBO amanhã 27 de Março.

Tina Turner superou muitos obstáculos para se tornar uma das primeiras mulheres afro-americanas a alcançar um público internacional. O percurso até ao estrelato é uma história de vitória sobre a adversidade.

LIVROS

Nas duas semanas anteriores, sugerimos a leitura das biografias de Oprah Winfrey, Michelle Obama, a jovem Malala, Prêmio Nobel da Paz e a escritora e guionista, Lena Dunham, tidas como mulheres mundialmente inspiradoras e fortes e que marcaram a história para sempre.

Tendo como pano de fundo “Março Mês da Mulher”, prosseguimos nesta edição com a sugestão de leitura de mais duas biografias: “Girlboss” e “Diário de Anne Frank”.

“#Girlboss”

 Aos 22 anos, Sophia Amoruso estava sem dinheiro e sem rumo, trabalhando para receber um seguro-saúde que precisava. Foi quando ela começou a vender roupas de brechó pelo Ebay e, oito anos depois, tornou-se CEO da marca Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares de mais de 350 funcionários. Esta é uma história inspiradora para todas as mulheres que querem seguir o seu próprio caminho e tornar-se empreendedora.

 

 

 

“Diário de Anne Frank”

 “O Diário de Anne Frank” é um dos livros mais lidos do mundo e não é para menos uma vez que estamos perante uma figura impressionante para a história mundial. O livro reflecte a época do nazismo e conta os relatos de Anne Frank, uma menina que morou com os pais no sótão de uma casa em Amsterdão (Holanda). Nesta obra lançada em 1947, Anne Frank descreve com delicadeza todos os seus medos, alegrias e receios do holocausto.

PUB

PUB

PUB

To Top