PUB

Diáspora

Cônsul-Honorário de Cabo Verde na República Checa readiografa relações entre os dois países: “COVID-19 teve efeito negativo a vários níveis”

Antigo campeão do Side-CarCross da ex-Checoslováquia, engenheiro de formação e actual gerente de um dos pilotos de MotoGP, Vladimír Trkal é, desde 2010, cônsul-honorário de Cabo Verde na República Checa – um dos 27 países-membros da União Europeia (UE). Em conversa exclusiva com o  A NAÇÃO, Trkal garante que, durante o seu consulado, construíram-se “relações bilateriais de alto nível”, que está “a evoluir”, mas que, “o impacto” da Pandemial Global foi devastador. “COVID-19 teve um efeito negativo, não somente economicamente. Muitos projectos dos investidores, a par dos culturais e sociais foram interrompidos ou adiados”, remarca.

A modos de balanço da sua gestão consular, Vladimír Trkal está convencido de que “foram construídas relações bilateriais de alto nível”, que está “a evoluir”.

Ainda ele, a Pandemia Global de Covid-19 “teve um efeito negative nas nossas relações”, não somente, a nível económico. “Muitos projectos que tínhamos em envelope, nomeadamente, entre outros, os dos investidores, assim como, os culturais e sociais, foram interrompidos ou adiados”, lamenta.

Vladimír Trkal explica ao  A NAÇÃO que, desde a sua nomeação para o cargo, em 2010, “sempre ofereci as minhas experiências, que ganhei, durante a minha vida, não somente, com vários projectos na África Continental, mas, também, às actividades desportivas”, graças às quais fez muitos contactos e amigos no Mundo, com quais,  “estou em contato, até hoje em dia”.

“Foi a minha primeira nomeação para uma posição de consul-honorário de Cabo Verde, e, talvez, seja a última. Até ser nomeado, estava envolvido no Desporto de Alto Nível, que pretendo continuar”, salienta ao  A NAÇÃO, revelando, porém, que “ganhei muita experiência na Diplomacia”, graças aos “meus amigos”, diplomatas da República Checa no Mundo.  

Quem, concretamente – atira o  A NAÇÃO. “Nomeadamente, o senhor embaixador Ladislav Škeřík que, na altura da minha nomeação, era o embaixador da República Checa, em Lisboa (Portugal), bem como, o senhor Valdmiro Segredo, que é o actual consul-honorário da República Checa, na Cidade da Praia (em Cabo Verde)”, responde Vladimír Trkal. 

Ganhos

Instado dos ganhos  encaixados pelo Arquipélago, com a sua nomeação, Trkallembra que, da abertura do primeiro Consulado, em Praga (a Capital da República Checa), já mudaram a Sede por três vezes – em dez anos. 

“Foi uma ampliação da capacidades e a busca por melhores instalações representativas. E há ganhos consideráveis: conseguimos aumentar (ou até implementar!) o Turismo entre a República Checa e Cabo Verde. Por exemplo: de, praticamente, zero turistas checos, subimos, em 2019, para 22 mil e 500 lugares em aviões para Cabo Verde”, ilustra.

A “par dessas conquistas”, Vladimír Trkal realça, também, que “conseguimos que a Bandeira Cabo-Verdiana fosse hasteada”, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, durante toda a permanência de dignitaários cabo-verdianos na República Checa. 

“A República Checa foi visitada, primeira vez, na História (e já por duas vezes!), pelo Senhor Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que teve vários encontros em Praga, com diversos políticos checos, incluindo o Presidente do Senado”, lista, relevando que, “há dez anos, conheciam Cabo Verde somente alguns professores de Geografia e poucos aventureiros”.

Trkal realça, ainda, “a grande promoção de Cabo Verde, nos mídia locais”, designadamente, através da Televisão Nacional, rádios, paineis publicitários, catálogos impressos, feiras de Turismo, realização de  várias palestras, debates, entre outros. 

“Em cooperação com o docente Jan Klíma, da Faculdade de Letras de ‘Hradec Králové’, foram publicados vários livros, com destaques para: a ‘História de Cabo Verde’ ou ‘Falcões Checos e Cabo-Verdiano’ (bilingue português-checo). Colaboramos, estreitamente, com o Instituto Camões (de Portugal), com Sede em Praga, na divulgação da Língua Portuguesa e na organização de várias outras actividades”, salienta, acrescentando que, “sem exagero, posso dizer que apresentei e descobri Cabo Verde para o público e o turista checo”.

Cabo-verdianos na CZ

 Vários são os cabo-verdianos que fizeram os seus estudos universitários na antiga Checoslováquia, e, na presente  República Checa (CZ). 

“Estes antigos estudantes, ocupam, até hoje em dia, altos cargos políticos em Cabo Verde, onde aplicam o que aprenderam, durante os seus estudos”, realça.

Actualmente, a CZ acolhe, além de estudantes cabo-verdianos, conterrâneos que encontraram, “ali, a sua casa ou o seu futuro lar”. 

Nos dias de hoje, Trkal conhece, “pessoalmente, a maioria dos cabo-verdianos residentes” na CZ. 

“Ajudamos-lhes a resolver, tanto quanto possível, os seus problemas, que são, geralmente, trabalhosos. Devido ao facto de a República Checa fazer parte de UE, falta o processamento mais rápido de vistos e documentos precisos para as suas vidas”, avalia.

No quotidiano, Trkal não conhece “nenhum caso, específico”, de cabo-verdianos residentes na CZ, que COVID-19 perigou a vida dele. 

“Eles foram afectados, da mesma forma, como todos os cidadãos que vivem na República Checa. Cada pessoa sofreu, diferentemente, de acordo com a sua área de trabalho”, remarca. 

  Projectos “encalhados” 

Em tempos, falou-se na possibilidade da construção de um “Hospital Militar” em Cabo Verde, com o suporte da CZ. Confrontado com a situação, o cônsul-honorário de Verde na CZ, contrapõe: “O Projecto de Hospital Militar Móvel está sempre actual, mas, devido à situação da COVID-19, está parado”.

Aliás, o mesmo acontece com a anunciada transformação da antiga Casa do Presidente da República,  na Ilha do Sal – mais conhecida por “Madama” -,  num Empreendimento Turístico. 

“Está na mesma fase do de Hospital Militar. Em Janeiro de 2020, durante a minha última visita a Cabo Verde, tivemos negociações específicas, incluindo os detalhes técnicos do Projecto, mas, infelizmente, tudo está parado”, esmiúça Trkal.  

As autoridades da Praia, anunciaram,  recentemente, o “breve” retorno dos turistas checos a Cabo Verde.

“No passado dia 13 de Janeiro, tivemos um encontro com os representantes de ‘Exim Tours’. A conclusão é que se prepara o primeiro vôo, com saída de Praga para Sal e Boa Vista, com data prevista para 5 de Fevereiro de 2021 – uma sexta-feira”, confirma Vladimír Trkal.

Focando o Turismo, Trkal salient que “o turista checo adora, sobretudo, as praias, a boa comida (nomeadamente: peixe, que não há tanto na CZ)”, regressando “com experiência e energia positiva que recebeu” dos cabo-verdianos. 

“Em Praga, no nosso Consulado, cumprimentamos e damos as boas-vindas aos nossos visitants, com o ‘No Stress’”, revela, frisando a existência, também, de turistas checos que “querem e desejam conhecer as outras ilhas, além do Sal e da Boa Vista”.

A propósito,  Trkal lembra que, há quatro anos, publicaram “um excelente ‘Guia Turístico’”, na Língua Checa, elaborada “pela antiga guia, em Cabo Verde, Petra de Brito”.

Nas áreas sócio-culturais…

Existem, também, projectos sociais para o Arquipélago,  realizados por várias pessoas, de forma individual. 

“Entretanto, o nosso nosso Consulado fez uma doação privada, em colaboração com o principal Hospital Militar de CZ, composta por 200 máscaras e mil e 400 filtros, enviada em Maio de 2020”, nota, revelando que, com as doações recebidas dos privados, “apoiamos, também, o transporte de contentores, com ajuda de caridade, para Boa Vista”.

Na área cultural, “é já tradicional” a actuação de artistas checos em Cabo Verde, assim como, dos cabo-verdianos, “nos festivais folclóricos checos, organizados em parceria com o Senhor João Pires”. 

Trkal destaca “a marcante participação” de crianças cabo-verdianas no “Concurso Internacional de Pintura Infantil”, em Lídice, “onde já ganharam vários prémios”.

O Consulado tem feito lobbie’s, para o aumento da atribuição de bolsas de estudo para os universitários cab-verdianos, à semelhança do que acontecia num passado recente, mas as coisas não têm sido fáceis. 

“Infelizmente, de há dois anos a esta parte, com a chegada do novo Ministro da Educação, ocorreram mudanças. Ele interrompeu todo e qualquer financiamento para os estudantes da África”, lamenta, frisando que tentaram “encontrar outros caminhos, mas não têm sido fácieis”. 

Locais a visitar… 

Trkal garante que a visita à República Checa, é, para o turista de qualquer parte do Mundo, “uma experiência única e inesquecível”.

E justifica: “A Capital Praga, assim como outras regiões da CZ, oferecem história, natureza, lagoas, rios, montanhas, zonas vinícolas e variados castelos. Com um guia que conhece as condições locais, o turista viverá uma experiência marcante e extraordinária”, remarcando que, “sei do que estou a falar, pois, como cônsul-honorário, já acompanhei centenas de cabo-verdianos na República Checa e, até agora, não tive nenhuma reclamação”.  

Vladimír Trkal : Da Alta Competição para a Diplomacia… 

O consul-honorário de Cabo Verde na República Checa, Vladimír Trkal, nasceu a 24 de Agosto de 1959, em Litoměřice, “às 7H59,  durante uma manhã de tempestade e chuva”.

Cursou engenharia em  Příbram, cumpriu o Serviço Militar Obrigatório em 1979, altura em que ingressa no Clube Desportivo Dukla Olomouc Motocross. 

Em1985, sagra-se Campeão do Side-CarCross da (antiga) Checoslováquia.

De1986 a 1991, foi piloto no Campeonato Mundial de Side-CarCross. 

De 1991 a 1996, foi piloto de Rallye, altura em que (1996) sobe ao pódio como vice-campeão da República Checa, num carro “Ford Escort Cosworth”

Sofre um grave acidente, em 1997, ficando hospitalizado,  por cinco meses, preso a uma cama “e incapaz de caminhar”. Seguiu-se uma operação  à coluna vertebral e meses de rehabilitações. 

Vladimír Trkal dispõe de projectos no Senegal, no domínio da água potável. 

Na  Alta Competição, é gerente do Piloto MotoGP, Lukáš Pešek (que ostenta o número 52), sendo cônsul-honorário de Cabo Verde na CZ, desde 2010. 

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 700, de 28 de Janeiro de 2021)

PUB

PUB

PUB

To Top