PUB

Cultura

IPC ministra formação em Metodologia de Educação Patrimonial

O Instituto do Património Cultural (IPC) realiza de 6 a 10 de Abril uma formação em Metodologia de Educação Patrimonial em parceria com a Delegação Escolar da Ribeira Grande de Santiago.

A formação, promovida através do Gabinete de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, terá lugar na Escola Básica do Salineiro, com uma carga horária de dez horas, e será ministrada pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Cultural.

Segundo o IPC, esta capacitação tem como objectivo principal “sensibilizar e consciencializar a comunidade educativa para uma abordagem mais valorativa do património cultural, centrada nas questões teóricas e práticas no campo da sua preservação como fonte de conhecimento”.

Trata-se de um projeto que se enquadra nos eixos I – “Envolvimento, Participação e Coesão Social” e do eixo V – “Investigação, Promoção e Divulgação”.

O “Envolvimento, Participação e Coesão Social” tem como objetivo estratégico aprimorar o sentimento de pertença da comunidade, promovendo o seu envolvimento, participação e coesão, apresentando um conjunto de ações a desenvolver com e para os residentes, e conducentes a elevação da autoestima e do orgulho de pertença ao lugar”.

Já o eixo V – “Investigação, Promoção e Divulgação” visa projetar o sítio enquanto pólo de investigação científica de “excelência”, ressaltando no contexto global o seu Valor Universal Excecional (VUE), tanto na produção como na disseminação do conhecimento do Plano de Gestão da Cidade Velha, 2019/2022, aprovada pela Unesco.

De realçar que esta formação enquadra-se ainda no programa das actividades comemorativas do dia internacional dos monumentos e sítios assinalado a 18 de Abril, este ano sob o lema “Passados Complexos: Futuros Diversos”.

PUB

PUB

PUB

To Top