PUB

Covid-19

Reino Unido: Pandemia e Independência dominam Campanha Eleitoral escocesa

Gestão da COVID-19 e o “divórcio” do Reino Unido estão a marcar os últimos dias de Campanha Eleitoral na Escócia.

As sondagens – segundo aponta pt.euronews.com -, apontam para nova vitória do Partido Nacional Escocês (SNP), de Nicola Sturgeon, mas só um triunfo claro poderia permitir avançar, de novo, para um Referendo sobre a saída da Escócia do Reino Unido e uma possível candidatura a regressar ao seio da União Europeia.

Uma sondagem citada pelo jornal “The Herald”, sugere que o SNP pode conseguir 68 dos 129 assentos disponíveis em Holyrood, o Parlamento escocês. Seriam mais sete do que os actuais 61.

Para os apoiantes dos desejos de Soberania escocesa, de Nicola Sturgeon, a Independência poderia ajudar a gerir melhor uma Crise como a actual, provocada pela COVID-19.

No entanto, vários são os eleitores que defendem ser melhor continuar a fazer parte do Reino Unido, para não fragilizar a Escócia durante uma crise como esta da COVID-19.

Numa das medidas mais recentes, com vista ao desconfinamento, a Primeira-Ministra escocesa em exercício, Nicola Sturgeon, anunciou a reabertura de lojas, bares e restaurantes.

Entretanto, os escoceses, agora, também já podem, circular à vontade, por todo o Reino Unido e alguns poderão, inclusive, participar nos eventos-teste a decorrer em Inglaterra para aferir a possibilidade de, por exemplo, os grandes concertos de Música e os jogos de Futebol poderem voltar a ter público, durante o Verão.

Sábado decorreu, em Liverpool, o segundo e último dia do Festival “First Dances”, com mais de três mil pessoas a assistir a cada uma das noites de actuações de diversos DJ, sem terem de respeitar quaisquer restrições anti-COVID.

O público celebrou, sem máscaras nem qualquer distanciamento social, permitindo imagens normais do período pré-Pandemia.

O evento fez parte de um “Programa de Estudo de Eventos”, promovido pelo Governo Britânico, visando testar diversas contingências, para permitir a reabertura de grandes eventos e da vida nocturna no Verão.

Este domingo, Liverpool recebe mais um evento: o “Festival Republic”, que vai decorrer no “Sefton Park”, com cinco mil pessoas a circular, livremente, pelo espaço e sem ter de respeitar quaisquer restrições anti-COVID, além da apresentação de um teste negativo, realizado no próprio dia.

Os bilhetes para este evento esgotaram a meio da semana passada.

PUB

PUB

PUB

To Top