PUB

Mundo

Portugal: Santuário de Fátima só deixa entrar sete mil 500 pessoas no 13 de Maio

Apenas sete mil e 500 peregrinos vão poder estar presentes na Peregrinação de 13 de Maio, em Fátima (Portugal). O Santuário já divulgou as regras para a maior Peregrinação na Cova de Iria. 

Em Comunicado a que o portal jn.pt teve acesso, é obrigatório o uso de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos. Neste 13 de Maio, a  Capelinha das Aparições e o queimador de velas vão estar vedados ao público.

“Em articulação com as autoridades de Saúde, o Santuário garantirá o acolhimento dos peregrinos, em total segurança”, pode ler-se no já citado Comunicado.

As entradas no Recinto far-se-ão por oito portas, nos lados Norte e Sul do Santuário. Nas entradas estarão acolhedores, com dispensadores de álcool gel, que indicarão os lugares para onde deverão seguir os peregrinos que se devem manter no mesmo sítio durante as celebrações. No interior do Recinto haverá, igualmente, acolhedores para acompanhar os peregrinos. No total estarão envolvidas 80 pessoas entre funcionários do Santuário e voluntários, incluindo, desta vez, alunos do Colégio de São Miguel.

A limitação dos espaços será feita pelos círculos que, desde o final do ano, estão desenhados no Recinto. Em cada círculo, poderão ficar apenas peregrinos que pertençam ao mesmo agregado.

Na Capelinha das Aparições, apenas poderão estar os intervenientes em cada uma das celebrações. A Comunhão será distribuída no lugar, sendo o ministro da Comunhão a deslocar-se até cada um dos peregrinos.

A Procissão das Velas e a Missa Internacional do dia 13 serão transmitidos em sinal aberto pela RTP e pela TVI e no cabo, todas as celebrações serão transmitidas pela TV Canção Nova e em www.fatima.pt, em Santuário de Fátima Oficial, no “Youtube” e na página do “Facebook”.

As celebrações começam no dia 12, com a Oração do Rosário às 19H30 (de Cabo Verde), segue-se a Procissão das Velas e, depois, uma Celebração da Palavra.

No dia 13, o Rosário será recitado às 07H00 (de Cabo Verde), seguindo-se a Missa Internacional às 08H00 (em Cabo Verde). No final da Missa, haverá ainda a habitual Palavra ao dDente, tão característica de Fátima.

Este Maio, o Santuário assinalará, ainda, os 75 anos da Coroação da Imagem de Nossa Senhora, que se venera na Capelinha das Aparições.

PUB

PUB

PUB

To Top