PUB

Santiago

Artesã Mizé Varela exporta para as ilhas e além-fronteiras

Maria José Varela – Mizé Varela – é uma jovem artesã de 26 anos, natural da ilha de Santiago. O seu percurso no artesanato começou em 2015, quando ainda cursava o primeiro ano de Direito. No princípio, a venda se restringia aos colegas da faculdade, mas logo viu uma fonte geradora de rendimentos.

Começou com colares chokers, depois brincos pompons, brincos com tecidos africanos e daí nunca mais parou. Desenvolveu a sua própria marca, Mize Acessórios, e decidiu ser artesã de profissão. A sua verdadeira paixão.

Em 2018 criou a primeira mala, produzida com cordas de sisal, dando início a uma nova fase de experimentação e aprendizagem de novas técnicas de produção.

No ano seguinte registou a sua marca e em outubro de 2020 lançou a sua primeira coleção de malas, SIZA KARAPATI, personagem criada para homenagear e dignificar o importante papel da mulher no desenvolvimento da sociedade. As peças foram feitas exclusivamente em sisal e os acessórios todos em búzios.

Hoje, a Mizé Acessórios tem a seu próprio atelier, através de uma incubadora criativa, sediada no Palácio da Cultura Ildo Lobo. Reconhecida como artesã, Mizé Varela pretende alavancar a cultura cabo-verdiana através da sua arte.

Em sua loja, pode-se encontrar diversas peças originais, entre as quais, produtos feitos com búzios e conchas, desde brincos, colares, pulseiras, tornozeleiras e malas decoradas com esses itens.

Mizé Acessórios, cujos produtos podem ser requisitados nas suas redes sociais do Facebook e Instagram, exporta para as ilhas e além fronteiras.

PUB

PUB

PUB

To Top