PUB

Educação

Praia: Arranca hoje 1ª edição de “Campos da Matemática Gulbenkian Cabo Verde” da Uni-CV 

Arrancou esta segunda-feira,19, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) a 1ª edição do “Campos da Matemática Gulbenkian Cabo Verde”. O evento que tem como palco o Campus do Palmarejo, na Praia, conta com a participação de 40 alunos das ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Brava.

Segundo a Reitora da Uni-CV Judite Nascimento, serão 10 dias de actividades que estimulem o interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano, um evento que está a ser financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Citada pela Inforpress Judite Nascimento explicou que a ideia nasceu depois de um grupo de professores e estudantes da universidade terem participado, em Portugal, num programa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

“Esses professores ao regressarem a Cabo Verde decidiram montar este projecto enquadrado neste grande programa, aproveitando as competências adquiridas não só durante a formação, mas durante o período lectivo para promover a melhoria dos resultados no que diz respeito ao ensino da matemática em Cabo Verde”, explicou.

Segundo a coordenadora do Campos, a professora Telma Silva, a selecção dos alunos foi realizada no mês de Junho e passou por duas fases, sendo que na primeira, foram seleccionados quase 300 alunos, de todos os concelhos de Santiago, Fogo, Brava e Maio, com média do 10º ano superior a 16 valores e na segunda, os alunos foram submetidos a uma prova de selecção, tendo sido seleccionados 40 dos quais 33 de Santiago, quatro de Fogo, dois de Maio e um da Brava.

Durante os 10 dias estes alunos vão poder trabalhar habilidades e estratégias, através de resolução de problemas, que facilitam a aproximação entre os conteúdos de Matemática estudados e os conhecimentos vivenciados no seu quotidiano e desenvolver ainda competências nas áreas da concentração, raciocínio lógico-dedutivo, cooperação, organização e autoconfiança, segundo explicou Telma Silva.

A segunda edição do “Campos da Matemática Gulbenkian Cabo Verde” pode vir a ser realizada em São Vicente, para os alunos do barlavento.

Perspectiva-se para já a realização de uma 2ª edição destinada aos alunos das ilhas de Barlavento, tendo como palco a cidade do Mindelo.

A cerimónia de abertura da 1ª edição aconteceu hoje às 9 horas e contou com as presenças do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, da reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento e da directora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral.

PUB

PUB

PUB

To Top