PUB

Economia

Transportes: Navio “Dona Tututa” começa a operar ainda em Setembro

O navio “Dona Tututa” aguarda a certificação e registo de bandeira nacional para entrar em linha ainda este mês de Setembro, como assegura Jorge Maurício, PCA da Transinsular. Entretanto, já se encontra inspecionado e pronto a operar.

Destinado a ligar todas as ilhas, o navio “Dona Tututa” poderá operar nos próximos dias, assim que Instituto Marítimo e Portuário conceder o certificado e registo de bandeira nacional. Jorge Maurício, presidente do conselho de administração da Transinsular, garante que o processo decorre “normalmente” e que o navio está “criteriosamente” inspecionado.

“O processo está a decorrer normalmente e da forma como planeada. O navio foi selecionado e ajustado para as necessidades dos clientes e do mercado nacional. Já foi criteriosamente submetido a um exigente e profundo critério de inspeção, mas já se encontra classificado pela sociedade classificadora norte-americana (ABS)”, assegura Jorge Maurício.

“Dona Tututa” é um navio de cargas e passageiros, destinado a ligar todas as ilhas. No entanto, Jorge Maurício garante, pelo menos, uma ligação semanal entre São Vicente e Santo Antão para a recolha de produtos agrícolas. O objetivo, segundo diz, é de “facilitar” o escoamento de produtos agrícolas de Santo Antão para o mercado hoteleiro do Sal e da Boa Vista.

Com a construção da própria frota, a Transinsular, principal acionista da CV Interilhas, começa a dispensar os navios alugados. Após o “Dona Tututa”, já pensa na aquisição de um 2º navio com capacidade de carga, salão de passageiros e que seja inspecionado pelos estaleiros navais em Cabo Verde.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top