PUB

Ambiente

Cabo Verde já sofre impactos da erupção vulcânica nas Canárias- diz Geóloga 

O clima em  Cabo Verde poderá estar sob impacto da erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias, como defende a geóloga e especialista em vulcanologia Vera Alfama. A bruma seca que se regista no país, desde ontem,  com um tom acizentados e cheiro a queimado poderá indicar uma nuvem de dióxido de enxofre como defende a especialista.

Apesar de ainda não se ter dados concretos que comprovem esses impactos, há fortes evidências que a erupção vulcânica nas Canárias esteja a afetar Cabo Verde. Isto porque, segundo Vera Alfama, em entrevista à RCV, a bruma seca fora de época, e com características diferentes já se nota no arquipélago.

“O Dióxido de Carbono e de Enxofre poderão chegar a Cabo Verde. Não temos dados concretos ainda, mas desde ontem estamos com uma espécie de bruma seca, com um tom cinzento o que não é normal na bruma seca, porque não é época e, ainda por cima, pelo menos aqui na Praia, sentimos cheiro a queimado. Provavelmente essa nuvem já chegou a Cabo Verde  e essa nuvem está a pairar no ar”, analisa a especialista em vulcanologia.

A suposta nuvem de poeira, e gases poluentes, podem ainda atingir o solo caso chova, avança Vera Alfama, por causar chuva ácida e que pode destruir plantações e provocar problemas respiratórios e de pele.

A geóloga, entretanto, apela à tranquilidade e apela ao uso de máscaras para evitar a inalação de poeiras  e uso de roupas com mangas compridas, caso chova.

Vera Alfama entende ser pertinente monitorizar diariamente o vulcão do Fogo, no sentido de medir os impactos da erupção nas Canárias no vulcão, em Cabo Verde.

O vulcão Cumbre Vieja  entrou em erupção no passado domingo e prevê-se que dure de 15 a 90 dias.

PUB

PUB

PUB

To Top