PUB

Desporto

Itelvina Reis, a rainha da trilha curta

Itelvina Reis, 19 anos, já não é uma promessa, mas sim uma certeza no panorama do atletismo nacional. Só no presente ano esta portonovense conquistou cinco competições ao nível local e nacional.

Itelvina Reis, natural do Por- to Novo, Santo Antão, é já um fenómeno nacional do atletismo cabo-verdiano. Tem sido imbatível nas provas regionais de atletismo e no circuito nacional do “Cabo Verde Trail Series”.

Apesar de ter dados os seus primeiros passos no atletismo nas disciplinas de meio fundo em pista (1500 e 3000 metros), a jovem, actualmente, também aposta nas disciplinas de fundo e em provas de montanha. Apenas no presente ano conquistou cinco competições ao nível local e nacional.

Nomeadamente, o campeonato regional de atletismo de Santo Antão, nos 1500 metros femininos, o trail do município do Porto Novo e três etapas consecutivas do “Cabo Verde Trail Series”, realizadas, respectivamente, nas ilhas de São Nicolau, Maio e em Santiago.

Itelvina tem sido a rainha das corridas na categoria de trilha curta ou trail curto (14 km to- do-o-terreno), tornando-se uma das grandes referências nacionais da actualidade nas corri- das de montanha e caminhos secundários.

Após ter conquistado o São Nicolau Trail, o Maio Ocean Trail, o Santiago Ultra Trail, na agenda de desafios da atleta, seguem-se o Santo Antão Triangle Trail e o Fogo Vulcan Trail Run on Lava, para fechar circuito da “Cabo Verde Trail Series”.

A prova da “Ilha das Montanhas” está agendada para Dezembro próximo, dividida em três etapas a serem realizadas nos municípios de Porto Novo (dia 10), Paul (dia 11) e de Ribeira Grande (dia 12).

Já a competição no Fogo acontece apenas em Abril do próximo ano, ainda assim, a jovem admite que, em circunstâncias normais, tem altas ambições na última prova do circuito na “ilha do Vulcão”.

“Sonho representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos”

Numa conversa descontraída com a atleta e estudante, que é um exemplo de alto astral, determinação e perseverança, ficámos a saber de onde vem e para aonde vai no ‘trail running’.

Onde mora e, além de atleta, o que mais faz no seu dia-a-dia?

Sou natural da Ribeira das Patas, município do Porto Novo, mas moro há três anos no Concelho da Ribeira Grande (no Internato), para que eu possa estudar e estar mais perto do meu treinador [o também atleta e super campeão, Eliseu Fortes].

De estudante a atleta

Quando começou a praticar o atletismo?

Comecei no atletismo propriamente dito em 2017. Antes participava de corridas da minha escola ou nos regionais de atletismo, mas não tinha a mínima noção da verdadeira dimensão do mundo do atletismo. Além de atleta, sou estudante do 12.o ano, por- tanto, o resto do tempo é, sobretudo, para estudar.

E o trail running?

O trail é obra do acaso. Isto porque, com o cancelamento das provas de pista e de estrada, devi- do à pandemia, eu e o meu treinador iniciámos os treinos de montanha para participar na II edição do Cabo Verde Trail Series, que aconteceria em Santo Antão, em 2020. Dado que os resultados foram muito positivos, tivemos que continuar, e têm sido os melhores possíveis.

Imaginava que chegaria a este nível em tão pouco tempo?

Na verdade, não. Até porque no início fiz várias asneiras durante as preparações para as competições nacionais e, às vezes, ignorava aquilo que o meu treinador aconselhava.

Qual é a sua rotina de atleta?

A minha rotina tem sido quase como a dos atletas profissionais. Isso é algo que está definido na nossa escola de formação (Jovens Atletas de Lagoa JAL Domus Nostra) para que possamos ter o melhor rendimento possível, estudar, descansar e treinar.

Quais são os seus projectos pessoais para este ano de 2021/2022?

Este ano, os projectos passavam por ser campeã nacional de pista e participar numa prova inter- nacional, sagrar-me bicampeã do circuito curto do “Cabo Verde Triangle Series” e concluir o ensino secundário.

Exceptuando o campeonato nacional de pista (cancelado por motivo da covid-19) e a participação numa prova internacional, todos os outros es- tão em linha e trabalho para que estes objectivos possam ser alcançados e concluídos com sucesso.

Qual a competição mais marcante na sua vida?

Foi a terceira etapa do Cabo Verde Trail do ano passado, era a primeira vez que competia na prova e ficou marcada na minha memória.

Sonhos

Tem um sonho no atletismo, qual?

Sim, representar Cabo Verde em provas internacionais, quiçá, participar num Campeonato do Mundo ou nos Jogos Olímpicos.

O que tem de ser feito para termos mais mulheres no mundo das trilhas?

Por um lado, penso que falta ousadia e determinação as mulheres. Por outro lado, falta uma maior igualdade na distribuição dos prémios entre os atletas masculinos e femininos.

Temos prémios, que as vezes são em valores mais baixos, quando corremos a mesma distância que os homens.

Outro aspecto que precisa de ser revisto é que às vezes as organizadoras das competições pedem um certo número de inscrições de atletas femininas e se esse número não for atingido as provas são canceladas. Quando o melhor seria fazer a prova, mesmo com poucas participantes, assim motivaríamos as outras a participarem.

Sem apoios… é tudo muito mais difícil

É difícil conseguir patrocínios e apoios no atletismo em Cabo Verde?

Conseguir patrocínios/apoios para o atletismo é quase impossível em Cabo Verde. Mesmo sabendo que o atletismo é das modalidades que mais tem crescido nos últimos anos, as instituições continuam a vê-lo como apenas mais uma modaLidade. Não é a mais popular, nem aquela que dá mais nas vistas.

Ser uma atleta sem patrocínios é difícil, sobre- tudo quando ainda se é estudante. Graças a Deus, entrei na escola de atletismo, que tem corrido atrás de apoios nacionais nas autarquias e através de pessoas anónimas que acreditam no projecto. Além disso, a escola tem como parceiros o Clube Domus Nostra, em Mira, Portugal e pessoas amigas noutros países como nos Estados Unidos e no Luxemburgo.

Pessoalmente, como sou do Concelho do Porto Novo, a Câmara Municipal tem ajudado na minha formação académica e nas viagens. No entanto, carecemos de mais apoios, sobretudo na questão das viagens, porque a maior parte das vezes viajo de barco, algo muito cansativo para um atleta que vai competir um ou dois dias depois.

As corridas de montanha têm crescido nos últimos anos. Acredita serem sustentáveis?

O trail tem crescido muito em Cabo Verde, mas num país onde os patrocínios e apoios são muito escassos, não acredito que venha a ser sustentável.

Temos uma cultura de prémios no nosso país, mas os prémios são muito baixos. Nesse sentido, para que venha a ser sustentável, teria que haver patrocínios para os melhores atletas, para estes poderem dedicar quase que exclusivamente aos treinos e às competições.

Quer deixar uma mensagem, sobretudo, para as jovens atletas interessadas no trail running?

O trail é uma modalidade difícil, mas, por outro lado, é provavelmente a única que sais sempre vitoriosa. Isto porque, temos um contacto constante com a natureza, conhecemos as outras ilhas e re- cantos quer de Cabo Verde, quer de outros países. Isto é super gratificante. Além da parte de confraternização e do intercâmbio com atletas de outras realidades.

Palmarés

2017:

Campeã Regional nos 400 m
2018, 2019, 2020 e 2021; Campeã regional nos 1500 e 3000 m;

2018:

Campeã nacional juniores nos 3000 m e vice-campeã Júnior nos 1500 m;

2019:

Campeã nacional juniores nos 3000 m e vice-campeã Júnior nos 1500 m, vice-campeã nacional sénior nos 1500 m e vice-campeã nacional sénior nos 3000 m;

2020:

Campeã do circuito “Trail Curto” da II edição do Cabo Verde triangle trail, vice-campeã sénior da São Silvestre em São Vicente;

2021:

Vencedora da Corrida ao Berço (Ribeira Grande de Santiago) em juniores;
Vencedora do São Nicolau trail Series;
Vencedora do Maio Ocean Trail e do Santiago Ultra Trail (Todos no percurso do Trail Curto) da III ed. do Cabo Verde Trail Series.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 740, de 04 de Novembro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top