PUB

Colunistas

O discurso de Lula

Por: Carlos Carvalho

Não sou político, nunca fiz política.

Não por não ter jeito… nem por não ter capacidade.

Tenho amigos próximos em quase todos os Partidos políticos desta terrinha nossa. Fui aliciado por uns e outros para entrar nos maiores porque achavam que seria uma mais-valia.

Recusei sempre entrar na política por/com um simples argumento.

Meu falecido pai sempre me dizia:

– Caló, se entras na política… é para entrar mesmo. Não se entra na política com um pé dentro e … um pé fora.

Logo ele que entrou na política … de corpo e alma… e sabia bem o que isso significava.

Este ensinamento de meu pai me guiou até hoje.

Não entro num Partido qualquer … para ser peão.

Se um dia decidir/decidisse… já vai tarde… é… era para disputar a liderança. Não tenho/teria vocação para ser subalterno na política. E… não iria para politica para ganhar dinheiro.

Não!! Isso, não!! Meu falecido pai não me/nos ensinou isso.

Política é coisa nobre, dizia.

Meu pai até meteu dinheiro de seu bolso para contribuir para libertar seus dois países.

Assim… dizia… Se entro é para liderar…ou…melhor ficar de fora e fazer politica à minha maneira.

– Tás a ver que não dá para entrar no vosso Partido. Não quero problemas. É melhor ficar de fora e ter a liberdade de manda boka i “koba” nhos tudu … oras kin cre.

Estas eram as palavras para argumentar o ficar de fora.

E… não temos todos que fazer política…se formos todos para a política … quem fica para trabalhar mesmo!!??

Porém, é óbvio que tenho convicções políticas. Isso é o que faltava um homem normal não as ter! 

Sou um homem de esquerda.

Poderia até ter sido de extrema-esquerda… se hoje ainda houver/houvesse esquerdas e direitas.

É esta minha condição de não estar na política, sendo um homem de esquerda e ter uma opinião muita crítica em relação à liderança mundial que me leva a esta reflexão.

O líder e a liderança

Em tempos, numa reflexão minha, havia escrito que via lá no fuuuundo aparecerem novos líderes, já que, infelizmente, nos últimos anos eles não apareceram. Apareceram, sim, uns Trumps, uns Bolsonaros, uns desajeitados populistas e … a mediania.

Num outro artigo havia escrito, igualmente, que tenho saudades dos tempos de grandes líderes mundiais. Um desses líderes do passado foi, sem margem para dúvidas, o antigo líder do proletariado brasileiro e antigo Presidente do Brasil, Luís Inácio da Silva, aliás, Lula da Silva (LIS ou LS).

Após um conturbado período por que passou, ele aí está de volta…de volta…para ser de novo Presidente do Brasil… liderar a América Latina (AL) e liderar o resto do mundo progressista.

É a ele, Lula, que dedico esta reflexão.

Venho seguindo com regularidade e interesse este regresso de Lula à política activa… como homem livre… após a cabala que lhe orquestraram há uns anos quando lhe impediram de concorrer e … ganhar … as últimas eleições presidenciais naquele colosso país-continente, porém, irmão mais novo destas pikinotas ilhas.   

Já homem livre, Lula fez, recentemente, uma digressão pela Europa. Foi recebido com honras de Estado… em França, na Alemanha, em Espanha, no Parlamento Europeu, na Bélgica.

Ouvi vários dos discursos do Lula nessa digressão europeia.

Sim!! Lula é um líder!!

Ouvindo os discursos do Lula compreende-se por que a direita fez de tudo para o barrar nas últimas eleições à Presidência da República…entende-se igualmente o porquê de tudo ser feito para afastar a Dilma da Presidência.

No discurso feito no Parlamento Europeu, onde foi aplaudido de pé por todos os presentes, Lula falou, entre outras, da história contemporânea do Brasil; da elite política brasileira; do PT e de sua trajectória política; da democracia brasileira; da geopolítica mundial, enfim…falou à líder!!

Vou tentar resumir aqui o que me ficou do discurso do LIS no Parlamento Europeu, onde foi convidado para assistir a um Encontro de Alto Nível da AL no Parlamento Europeu com deputados progressistas europeus.

Vários altos dirigentes progressistas latinos assistiram a esse Encontro.

Lula falou do porquê da elite brasileira ter tanto ódio do seu Partido (Partido dos Trabalhadores – PT). Disse que essa elite nunca perdoara(á) ao PT o facto de somente após nove anos de existência tornar-se no mais importante Partido político do Brasil, tendo ganhado várias eleições (Lula (2003-2011); Dilma (2011-2016)).

Um impeachment não deixou a Dilma concluir seu 2° mandato. 

E … quando não ganhou, ficou sempre em 2° lugar.

Lula que tinha todas as sondagens lhe dando vitória em 2018, viu sendo-lhe urdido um grande trauma para não concorrer e … ganhar essas eleições. Um grande complot que o levou à prisão, donde saiu há pouco tempo.

Eesquerda = Progressista V Direita

Lula explica tudo isso pelo facto de um grande maioral do mundo não querer ver no poder os governos progressistas da América Latina. Citou os governos de esquerda ou progressistas dos Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Lagos e Michele Bachelet (Chile), Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai), Tabaré Vazquez e José (Pepe) Mojica (Uruguai), Presidentes com os quais governou na mesma altura e que, de uma forma ou doutra, foram perseguidos pelas hostes do imperialismo para que a AL continuasse a ser o quintal de um grande império.

Lula considerou o período em que estes Presidentes estiveram no poder como o mais importante momento da esquerda na história da AL e como o mais importante momento da história do combate à pobreza e desigualdade social em toda a América do Sul.

LS disse ainda que todos os Presidentes que tiveram a ousadia de ousar levar a cabo uma política progressista para acabar com a fome/diminuir a pobreza ou é morto, ou é corrido e/ou perseguido.

Parlamentarismo versus Presidencialismo

Lula trouxe um tema sobre o qual venho debruçando nos últimos tempos: o presidencialismo ou o regime que nós temos. Ele questionou o porquê de um governo como o da Sra. Merkel poder passar 15-20 anos no poder e se achar isso normal e um Presidente não poder passar de 2 mandatos.

Questões de regime … Para reflexão de nossa classe política.

Lula faz votos para que 2022 volte a ser de novo o ano do regresso da esquerda ao poder na América Latina e em todo o mundo.

Lula o candidato – Lula Presidente

Lula que já é candidato a PR disse que está com muita “tesão” para servir de novo o povo brasileiro, pelo que pretende viajar pelo Brasil e falar aos brasileiros não só sobre o Brasil, não só sobre a AL… mas para falar sobre o mundo inteiro; pretende igualmente falar aos seres humanos vivos das diferentes origens e regiões.

Disse ainda que “precisamos falar sobre o mundo inteiro e não sobre regiões particulares…precisamos falar sobre problemas ambientais, sanitários e económicos…precisamos ter um Mundo melhor para todos nós…e que não aprendemos com a experiência do passado que levou a pandemia / fome / emergências climáticas e a sobrevivência da humanidade”.

Lula … O líder do Mundo

Lula é sem margens para dúvidas o Líder que o Mundo precisa.

Ele disse que: “O mundo tem jeito, apesar de ainda existirem 750 milhões que passam fome no mundo…apesar dos conflitos étnicos e religiosos que proliferam ainda pelo mundo”.

Disse ainda que: ”A humanidade tem jeito”.

Lembrou a história da Europa, a 2ª guerra mundial, os matados e morridos nessa guerra e do ódio que podia existir entre as nações que enformam a hoje União Europeia, e como a experiência da construção da UE pode e deve servir de exemplo.

Lula citou um verso de Tom Jobim, um dos fundadores do Bossa Nova: 

“É impossível ser-se feliz sozinho”, para dizer que:

“Não é possível ser-se feliz quando milhões de meninos vão dormir com fome…e sem saber se amanhã vão ter o que comer”.

Este o Lula que disse que “não nasceu optimista…mas aprendeu a ser”, por isso acredita num mundo melhor e é para isso que ele voltou.

Concluindo, um dos grandes líderes da esquerda mundial, o espanhol Zapatero, disse: “O mundo precisa do Lula para liderar o mundo. Lula é o grande professor da igualdade…o professor de reduzir as desigualdades…O mundo precisa de homens como o Lula”.

Para terminar disse: “Homens como Lula são aqueles que irão escrever a história do séc. 21”.

Lula … és efectivamente o Presidente que o Brasil precisa.

Luís Inácio (Lula) da Silva … és efectivamente o Líder que o mundo precisa.

Muito mais podia escrever sobre o discurso do Lula no Parlamento Europeu.

Aconselho nossos políticos e a quem se interesse pelas coisas deste mundo que ouça o discurso.

Tenho dito.

Dezembro 2021

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 748, de 30 de Dezembro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top