PUB

Boa Vista

76,7% de pessoas hipertensas estão sem uso de medicação

Os resultados do 2º Inquérito sobre Factores de Riscos das Doenças Não Transmissíveis (IDNT II) apontam que 76,7% de pessoas hipertensas, na Boa Vista, estão sem uso de medicação e que mais de 20 % da população sofre de hipertensão arterial, numa ilha em que 5,6% das pessoas adiciona sal ou molho salgado às refeições e 0,9%, frequentemente, come alimentos processados com alto teor de sal.

Conforme a coordenadora do inquérito, da ilha, Teresa Moniz, o trabalho finalizado em Março de 2020 teve como objectivo determinar a prevalência e as características epidemiológicas da Hipertensão Arterial (HTA), diabetes e dos factores de risco modificáveis (Dislipidemia, Obesidade, Tabagismo, Etilismo, e Sedentarismo), na população.

O IDNT II, que estudou 380 indivíduos, em 19 distritos de recenseamento na ilha, concluiu que 50,2% dos inquiridos têm sobrepeso, enquanto 18,8% são obesos, destacando que a prevalência de pessoas hipertensas é de 24%, e que 76,7% de pessoas hipertensas estão sem uso de medicação.

3,8% diabéticas

A médica e especialista em Medicina Preventiva e Saúde Pública, Emília Monteiro, citando o inquérito, observou que 2,5% das pessoas inquiridas são hiperglicêmicas, 3,8% são diabéticas, e 27,9% do consomem sempre ou frequentemente alimentos e ou bebidas açucaradas.

Referindo-se ao consumo do sal, a mesma reportou que 5,6% adicionam sal ou molho salgado, 0,9%, frequentemente, come alimentos processados com alto teor de sal, e o nível médio de consumo de sal da população é de 9,4 gramas de sal/por dia.

De acordo com o IDNT II, 1,6% da população com idade compreendida entre 40 e 69 anos correm o risco de sofrer de uma doença cardiovascular, e 3,3% da população adulta sem nenhum factor de risco da mesma enfermidade.

Nutrição e actividade física

Emília Monteiro, que apresentou ainda os dados de nutrição, explicou que, de acordo com o resultado do inquérito, 86,1% da população adulta consome, em média, menos de cinco porções de fruta e ou/legumes e verduras por dia.

Sobre as actividades físicas revelou que 61,7% da população não faz actividade física rigorosa, 43% da população adulta gasta menos tempo em actividade física do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que as pessoas gastam em média 25,7 minutos em actividades físicas, e 90 minutos em actividades sedentárias.

Saúde mental e tabagismo

Quanto à saúde mental, os dados indicam que 1.3% das pessoas inquiridas consideram seriamente a tentativa de suicídio, 0.65% planearam o suicídio nos últimos 12 meses, e 22,9% da população adulta que teve uma tentativa de suicídio nos últimos 12 meses, estão entre aqueles que alguma vez tentaram o suicídio.

No que diz respeito aos dados sobre o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas, a coordenadora do inquérito, Tereza Moniz, referiu que a taxa de prevalência do tabaco é de 13,1%, enquanto 5,1% são fumadores diários, e 29% de população adulta estiveram expostas ao fumo em áreas fechadas no local de trabalho, nos últimos 30 dias.

A mesma indicou que 42,1% dos entrevistados consumiram bebidas alcoólicas nos últimos 30 dias (consumidor actual), e 8,9% beberam nos últimos 12 meses.

No que se refere aos dados de rastreio do cancro do colo do útero aos dados apontam que 56% de mulheres de 30 a 45 anos já fizeram um teste de rastreio de cancro de colo de útero, 32,7% de mulheres de 18 a 69 anos não sabem como ou onde fazer um teste de rastreio de cancro de colo do útero.

C/inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top