PUB

Economia

Governo anuncia estabilização de preços para atenuar efeitos da crise

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje medidas para atenuar o impacto da crise em Cabo Verde, nomeadamente a estabilização do preço dos combustíveis, do trigo, do milho, do arroz e do óleo e leite. O Governo quer também aumentar a capacidade de estocagem.

Segundo o chefe do Governo, que fez o anúncio durante o debate parlamentar desta quarta-feira, essas medidas vão ser adoptadas ainda esta semana.

O governante avançou ainda que vai ser reforçado o período da oferta de refeições nas cantinas escolares, em vigor mesmo durante o período das férias, assim como o aumento de bonificação do alimento para o gado.

Para se evitar o açambarcamento e a especulação de preços dos bens de primeira necessidade, prometeu o “reforço de fiscalização”.

Correia e Silva entende que se deve “incentivar” os produtores e importadores para a realização de compras agrupadas.

A mobilização externa da ajuda alimentar e o aumento de beneficiários do rendimento social de inclusão para as famílias mais pobres e as linhas de crédito agrícola e para a pesca semi-industrial em condições favoráveis são medidas também assinaladas pelo executivo.

Em relação às linhas de crédito, o montante, de acordo com o primeiro-ministro, é 600 mil contos.

No domínio do emprego, indicou Ulisses Correia e Silva, estão a ser retomadas as obras de infraestruturas em todos os concelhos do país, acrescentando que um novo pacote plurianual de infraestruturação está a ser preparado para ser implementado com vista a “dinamizar a construção civil”, com impacto no emprego, nomeadamente da população de baixa renda.

“No turismo, o sector mais atingido pela crise da pandemia, mas também o sector de recuperação mais rápida, vai merecer uma diferenciação positiva a nível da extensão de moratórias e reestruturação dos créditos e das dívidas junto à banca”, prometeu o chefe do executivo, justificando que se trata de um sector com “forte impacto” no emprego.

 C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top