PUB

Mundo

Defesa: Joe Biden oficializa Colômbia como ‘Aliado Importante da OTAN’

Imagem: PBS

Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) deu aos colombianos o título que apenas Argentina e Brasil possuem na América Latina: o “Aliado Importante da OTAN” (Organização do Tratado do Atlântico Norte)..

O Presidente dos EUA, Joe Biden – conta r7.com -, enviou uma Carta, quinta-feira, 21, à Presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, para formalizar a Designação da Colômbia como um “Aliado Estratégico fora da OTAN” (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

No Comunicado transmitido pela Casa Branca, Biden afirma que essa designação é “um reconhecimento da importância da relação entre os Estados Unidos e a Colômbia e as contribuições cruciais Colombianas para a Segurança Regional e Internacional”.

Biden já havia feito o anúncio em Março ao Presidente da Colômbia, Iván Duque, durante sua visita a Washington.

“A Colômbia é a pedra angular de nossos esforços compartilhados para construir um Hemisfério próspero, seguro e democrático”, disse Biden a Duque.

O Estatuto de “Aliado Importante Não-Pertencente à OTAN”  (MNNA, na Sigla em Inglês), uma qualificação legal que os Estados Unidos já concedeu a 18 Países, proporciona benefícios em questões Militares e Comerciais.

A Argentina e o Brasil, designados por Bill Clinton em 1998 e por Donald Trump em 2019, eram, até agora, os únicos Latino-Americanos.

A Colômbia é, por outro lado, o único Parceiro Global Latino-Americano da OTAN, desde 2017.

PUB

PUB

PUB

To Top