PUB

Cultura

Eugénio Inocêncio lança novo romance: “Depois das mangas vêm os abacates”

“Depois das mangas vêm os abacates” é a mais nova obra ficcional de Eugénio Inocêncio, a ser apresentada esta quinta-feira, 12, no Campus da Uni-CV, no Palmarejo Grande, cidade da Praia. O livro é uma homenagem aos nossos antepassados e surge no âmbito do III Encontro Cabo-verdiano de Língua Portuguesa.

“Depois das mangas vêm os abacates” é um “drama crioulo”, nas palavras do próprio autor, que decorre na Cidade Velha, ilha de Santiago, no século XVII, em 1726. Trata-se da segunda criação literária de Eugénio Inocêncio depois de “Múrcia” (2017).

“Perpétua, Sólido Seguro, Fépu e João S compõem o núcleo de personagens principais, integrado por cinco escravos, um liberto, das primeiras famílias com alforria, e um mercador de escravos. Vidas cujo desfecho é moldado pelo contexto político-económico da época, em que os interesses da Coroa portuguesa foram ameaçados por mercadores ingleses, que, estando em condições de ocupar as ilhas de Santo Antão e S. Vicente, poderiam a partir delas ocupar-se do comércio das Costas da Guiné e Minas”, descreve sobre o livro, a nota de imprensa que chegou à nossa redação.

A obra vai ser lançada hoje, no encerramento do III Encontro Cabo-verdiano de Língua Portuguesa, patrocinado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que reúne conferencistas, de Cabo Verde, Brasil, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Itália, Nigéria, Portugal, Macau e Senegal, de forma presencial e em linha.

Sob o lema “A Língua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais”, esta iniciativa da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa da Uni-CV e do Centro de Língua Portuguesa na cidade da Praia, conta com a parceria do Ministério da Educação de Cabo Verde, do Leitorado Brasileiro na Uni-CV, entre outras entidades.

O lançamento de “Depois das mangas vêm os abacates” está marcado para às 16h45 de hoje, no Campus do Palmarejo Grande.

Sobre o autor

Combatente da Liberdade da Pátria, Eugénio Inocêncio foi um dos deputados do primeiro parlamento cabo-verdiano. Antigo embaixador, e ex-jornalista, Eugénio Inocêncio formou-se em Economia, estando ligado ao mundo empresarial. Actualmente é presidente da Associação do Turismo de Santiago e vice-presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde. Estreou-se na literatura em 2017, com o romance “Múrcia”.

PUB

PUB

PUB

To Top