PUB

Santiago

Desportista multifacetado: Éder está focado em “novas conquistas” no Futebol

Eder Lady Andrade de Jesus, natural da Praia, é um jovem multifacetado quando o assunto é desporto. Aos 12 anos descobriu o gosto pelo ténis, mais tarde, apaixonou-se pelo andebol e agora está a afirmar-se no futebol, tendo já um contrato “promissor” no Sporting da Praia.

Nascido e criado na Várzea, comunidade vizinha do antigo Campo de Ténis da Praia, Eder, 24 anos, entre outras crianças, teve a oportunidade de assistir as partidas entre os amantes da modalidade e, com o tempo, entrou também no campo.

Campeão nacional de ténis aos 12 anos

Aos 9 anos, começou a ser treinado por Fernando Jorge Almeida, mais conhecido por Djodjo, e foi nesta altura que descobriu o talento.

“Aos 12 anos, conquistei o título de Campeão de Cabo Verde no ténis, representado o Santiago Sul no sub-12”, lembra assim a sua primeira “grande vitória”.

Além de outros títulos regionais no ténis, este jovem conquistou em 2020 o seu quarto campeonato a nível nacional, altura em que já estava a descobrir-se no andebol.

Vários títulos nacionais e regionais no andebol

“Um certo dia, depois do jogo na placa desportiva, um dos meus colegas, por meio de uma brincadeira, começou a rematar-me a bola e eu defendia bem e com toda a naturalidade. Ele, que jogava andebol voltou para o seu treinador e disse-lhe que tinha encontrado um guarda-redes para a equipa”, recorda o jovem que depois deste episódio recebeu o convite do treinador Nelson Martins, para fazer parte do Escola Formação Martins (EFM).

De entre os títulos conseguidos nesta modalidade, Eder lembra quando o EFM foi campeão regional de Santiago Sul no sub-18, além de outras conquistas regionais e nacionais, enquanto sénior no Seven Stars.

Entre ténis e o andebol, o nosso jovem talento confessa que usou e abusou das duas modalidades entre 2012 e 2020.

“A minha primeira vez no futebol foi ainda criança, apesar de não levar muito a sério até então. Aprendi a jogar na placa com o meu vizinho Edson Spencer e depois de algum tempo, tive a chance para entrar na Escola Futebol e Futsal Orlando Duarte (EFSOD), treinado por Lopes”, contou o jovem cujos primeiros jogos no relvado da Várzea foram através do Benfiquinha da Praia, período antes de pertencer ao Celtic.

Futebol: Contracto com o Sporting da Praia

Também promissor no futebol, tanto quanto no ténis e andebol, este jovem de talento triplo acredita ter chegado à altura de escolher um caminho só e seguir com mais garra e determinação. Assim, escolheu o futebol, tendo assinado recentemente um contrato com o Sporting da Praia, com ambição desta vez de alcançar o mercado internacional.

“Quero novas conquistas no futebol e porque não sonhar com uma carreira internacional? Fora isso, como qualquer futebolista cabo-verdiano, quero um dia poder fazer parte da Selecção Nacional e representar com muito orgulho a nossa bandeira”, terminou o jovem que, de uma certa forma, foi salvo pelo desporto, desviado dos maus caminhos, nascido numa comunidade problemática e de muitas dificuldades. 

PUB

PUB

PUB

To Top