PUB

Mundo

Zona Euro: Taxa de Inflação sobe para 8,9% em Julho

A Taxa de Inflação subiu para 8,9 por cento (%) na Zona Euro, em Julho, acima dos 8,6% registados em Junho, de acordo com os dados divulgados pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (UE) – o Eurostat.

A Taxa de Inflação na Zona Euro e na UE – escreve jn.pt, citando o Eurostat  -, tem vindo a acelerar desde Junho de 2021, puxada pelo aumento dos preços da Energia, que estão a atingir valores recorde desde Novembro.

Já na semana passada, o Eurostat tinha confirmado que a Inflação Homóloga avançou em Junho para 8,6% na Zona Euro, face aos 8,1% de Maio deste ano, e aos 1,9% de Junho de 2021, enquanto na União Europeia atingiu os 9,6%.

A Energia voltou a ser o componente que mais pesa para a aceleração da Inflação, com 39,7%, ligeiramente abaixo dos 42% do mês anterior.

Segue-se a alimentação, álcool e tabaco (9,8%, contra 8,9% em junho), os bens industriais não energéticos (4,5%, contra 4,3% em Junho) e os serviços, com um peso de 3,7%, contra 3,4% em Junho.

Os Estados Bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia, continuam a registar as taxas de Inflação mais altas.

Portugal, com 9,4%, regista o oitavo menor aumento de preços na Zona Euro, apesar do número estar acima da média da área da Moeda Única.

O Escudo Cabo-Verdiano está indexado ao Euro.

PUB

PUB

PUB

To Top