PUB

Mundo

Polémica: Noruega debate Lucros do Gás e do Petróleo

As Receitas-recorde das Empresas de Gás e do Petróleo desde o começo da Guerra na Ucrânia têm sido alvo de debate. A questão é saber como esses lucros deverão ser usados.

Na Noruega, entre Abril a Junho, os lucros da gigante petrolífera Equinor triplicaram para 6.8 mil milhões de Dólares face ao mesmo período do ano passado.

O Primeiro-Ministro Polaco, Mateusz Morawiecki, acusa directamente a Noruega de agir “como um predador da Guerra”.

As Receitas Norueguesas são canalizadas para os Accionistas da Petrolífera e para o Fundo Soberano da Noruega.

Aquele País Europeu está, agora, envolvido num aceso debate, se não deveria ser mais solidário e gastar os lucros, hoje, em vez de os arrecadar para um futurO, quando o Petróleo Escandinavo acabar. Berit Lindeman, da Organização de Direitos Humanos “Norwegian Helsinki Committee”, Berit Lindeman,

 admite que a Noruega deveria apoiar muito mais a Ucrânia, mesmo só usando uma pequena parte das Receitas Extraordinárias.

“Só este ano, a Noruega ganhou 60 mil milhões de Euros adicionais com Petróleo e Gás, mas só aumentou o Apoio à Ucrânia em mil milhões. São pouco mais do que os Lucros de meia dúzia de dias. A nossa convicção é que na sequência destas enormes Receitas do Petróleo e do Gás, temos de avançar e pagar muito, muito mais”, defende Berit Lindeman, secretária-geral da “Norwegian Helsinki Committee”.

Entretanto, foram retomadas as obras do Gasoduto entre a Noruega e a Polónia. O Gasoduto Báltico estará, parcialmente, operacional neste Outono.

Enquanto isso, a Noruega responde aos Apelos Europeus e dá Licenças aos Operadores para produzirem mais Gás. Até ao final desta Década há mais projetos…que irão agravar outro problema: as Alterações Climáticas.

PUB

PUB

PUB

To Top