PUB

Mundo

Guerra na Ucrânia:  ONU quer saber  “a verdade” sobre explosões na Prisão 

Imagem: observador

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai abrir uma Investigação, para apurar “a verdade” sobre as explosões ocorridas na Prisão de Olenivka, numa Zona Separatista pró-Russa, no Leste da Ucrânia.

 De acordo com o secretário-geral (SG) da ONU, o português António Guterres – citado pelo portal jn.pt -, vai ser criada “uma Comissão de Inquérito”, após ter “recebido os pedidos da Federação Russa e da Ucrânia”, acrescentando, porém, que não tem autoridade para conduzir “investigações criminais”.

“Os Termos de Referência para esta Missão de Inquérito estão a ser preparados”, revelou o antigo Primeiro-Ministro  de Portugal, esperando conseguir um Acordo com a Rússia e a Ucrânia, sobre esses mesmos Termos.

“Esperamos obter todas as facilidades de acesso de ambas as Partes e conseguir os dados necessaries, para apurar a verdade sobre o ocorrido”, vincou, adiantando, também, que procura pessoas “independentes e competentes” para integrar a Missão.

Dezenas de pessoas morreram, na semana passada – segundo o Exército Russo -, após explosões na Prisão de Olenivka, numa Zona Separatista pró-Russa, no Leste da Ucrânia, onde se encontravam Soldados Ucranianos detidos em Mariupol.

Moscovo acusou Kiev de ter bombardeado a Prisão, mas as Autoridades Ucranianas refutam as acusações e afirmam que, pelo contrário, os prisioneiros foram massacrados pelas Forças Russas.

PUB

PUB

PUB

To Top