PUB

Desporto

Ludmila Varela: Uma desportista “militante” de várias causas

Ludmila Sofia Oliveira Varela, “Lú”, sonha representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos através do voleibol. Além de desportista é uma “militante” de várias causas, que passam pelo social e ambiente.

Natural da Assomada, Ludmila Varela tem 27 anos, e nesta semana em que se assinala o Dia Mundial da Juventude, 12 de Agosto, eis como ela se apresenta:

“Sou bióloga de formação e atleta internacional de voleibol de praia e de salão, faço parte da selecção cabo-verdiana de voleibol desde 2013. Também sou miss, tendo já três títulos, nomeadamente, a de Miss Santa Catarina, Miss Universidade de Cabo Verde, Miss Popular e Segunda Dama Miss Cabo Verde”.

A par disso, Ludmila actua ainda como júri e organiza eventos de moda e, enquanto bióloga e ambientalista, trabalhou na Câmara Municipal de Santa Catarina na área do ambiente e saneamento. Actualmente trabalha na Assembleia Nacional.

Enquanto atleta, Ludmila garante que não há brincadeiras quando o assunto diz respeito aos treinos. “Troco quase tudo e faço o impossível para me dedicar ao voleibol e, sempre que posso, aproveito para treinar com os meus colegas, e às vezes sozinha ou com a minha irmã para aumentar as minhas capacidades e habilidades e claro me divertir”.

Jogos Olímpicos 

Ludmila Varela conheceu sua paixão pelo voleibol aos 12 anos e agora tenciona ir mais além, no que espera poder representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, na modalidade do voleibol.

“A minha paixão surgiu no Liceu Amílcar Cabral, nas aulas de educação física, aos 12 anos, onde tive o meu primeiro contacto com o voleibol, desde então continuei a praticar a modalidade”, diz.

Hoje, acrescenta, “o meu maior sonho é um dia poder participar nos jogos olímpicos, representando o meu país ao mais alto nível na modalidade de voleibol de Praia ao lado da minha dupla de sangue, minha irmã Janice Varela”.

Esta jovem atleta já recebeu vários prémios internacionais e nacionais na modalidade que lhe serve de motivação para traçar novos desafios. Inclusive, recentemente, recebeu um prémio internacional que diz ter sido “muito marcante”.

“Recebi-o das mãos do diretor geral da Organização Mundial de Saúde, foi o meu terceiro prémio de reconhecimento pela contribuição que tenho dado à saúde através do desporto, enquanto atleta de alto rendimento e embaixadora do programa nacional da  atividade física, o programa Mexi Mexê”.

Além do desporto

Ludmila mostra também outras facetas, além do voleibol, já que se sente muito ligada ao mundo da moda, da natureza e ambiente.

“Sempre frequentei o ambiente rural nas férias com a minha avó, indo para o campo ajudar a fazer os deveres, fazer caminhada, ir à praia e brincar com animais de estimação, tudo isso criou a minha relação com o curso que fiz em ciências biológicas”.

A nível social, Ludmila diz ser uma jovem dinâmica e com espírito de solidariedade, disponível para dar a sua contribuição em tudo que considera importante na vida de outras pessoas, daí ter aderido a várias associações voluntárias, organizações de luta para a conservação e preservação ambiental.

Obviamente que harmonizar todas estas responsabilidades e afazeres não é uma tarefa fácil. Mesmo assim, diz, “sempre encontro uma solução. Normalmente os treinos de voleibol de salão e giná- sio ocorrem à noite o que facilita o trabalho, não afectando o período laboral, já os treinos de beachvolley que são realizados nas praias de mar decorrem durante o dia nos finais de semana”.

E nisso ressalva: “O trabalho sempre é prioritário, pois faço o desporto por amor, para proporcionar a minha saúde física e psicológica e conviver com as pessoas, pois infelizmente em Cabo Verde ainda não é profissionalizado”.

Questionada sobre o papel dos jovens na sociedade actual, desta feita a propósito do Dia Mundial da Juventude, 12 de Agosto, a nossa entrevistada responde: “Os jovens têm um papel fundamental em qualquer sociedade pois são agentes activos no desenvolvimento, social e económico, de uma região e não só”.

Aliás, ainda a propósito do Dia Mundial da Juventude, Ludmila Varela deixa uma mensagem especialmente aos demais jovens que assim como ela querem realizar a cada dia os seus sonhos: “Para nunca desistirem dos seus sonhos porque a vida só tem real sentido quando fazemos o que amamos. Pois, quando fazemos o que gostamos, temos mais chances de atingir o sucesso. Todas as barreiras que encontramos no caminho é que nos fazem ser um vencedor. Se somos capazes de sonhar é porque somos também capazes de realizar”.

C/ Tiana Silva

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 780, de 11 de Agosto de 2022

 

PUB

PUB

PUB

To Top