PUB

Mundo

Portugal: Governo alerta para Terceira Vaga de Calor

O Governo de Portugal (na Europa) alertou, esta quarta-feira, para o aumento das temperaturas, a partir do fim de semana.

As declarações – citadas pelo portal jn.pt -, foram feitas pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, após uma Reunião no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que, também, esteve presente, a secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar.

Segundo Carneiro, a Terceira Vaga de Calor vai chegar, a partir do próximo sábado, dia 20 de Agosto, e vai prolongar-se pelo mês de Setembro.

“Vamos ter tempo, em regra, mais quente do que os setembros anteriores, entre 50 por cento (%) e 60% e mais seco entre 40% e 50%”, afirmou, vincando que “que isto diz tudo dos riscos acrescidos, que teremos de enfrentar”.

Questionado sobre se esta Terceira Vaga de Calor será a mais grave, o ministro disse que “não” e que a onda mais crítica “terá sido a de Julho”.

Perigo de Incêndiios Rurais 

Por sua vez, o presidente do IPMA alertou, também esta quarta-feira, 17, que se mantém o perigo de Incêndios Rurais.

“O perigo de Incêndio Rural em Portugal está, ainda, a meio da Campanha. Passámos uma Onda de Calor de grande intensidade e que chegou a temperaturas que quase rondaram os 50 graus, passamos uma Segunda Onda com menos intensidade, mas, mesmo assim, com grande impacto, e vamos passar uma Terceira Onda de Calor, provavelmente, dentro de dias”, afirmou Jorge Miguel Miranda, acrescentando que “as previsões não são positivas”, em termos de Precipitação.

PUB

PUB

PUB

To Top