PUB

Mundo

Alerta da ONU: Monkeypox está a crescer 20% por semana

A Varíola do Macaco (“Monkeypox”),  continua a espalhar-se pelo Globo com o número de casos a crescer 20 por cento (%) durante a última semana.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) – citada por pt.euronews.com -, quase todas as Infecções estão a ser relatadas nos Continentes Europeu e Americano.

“Mais de 35 mil casos de ‘Monkeypox’ foram, até agora, notificados em 92 Países e Territórios. Quase sete mil e 500 casos foram notificados na semana passada, um aumento de 20% em relação à semana anterior, que também foi mais de 20% do que na semana anterior”, relata Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da OMS.

O responsável da OMS revelou, também, que um total de 12 mortesrelacionadas com a “Monkeypox”, fora de África, onde o Vírus é normalmente encontrado.

Transmissão

A OMS lembra que embora a maioria dos casos notificados seja entre homens que fazem sexo com outros homens, o Vírus pode ser apanhado através do contacto íntimo entre quaisquer indivíduos infectados.

Há Campanhas de Vacinação em curso em muitos Países, mas os especialistas dizem que a Vacina não é a solução para controlar as infecções e que é importante tomar precauções como reduzir o número de parceiros sexuais ou evitar sexo em grupo.

A Capital da Província do Quebeque, no Canadá, localizada a 70 quilómetros a Norte da Fronteira dos Estados Unidos da América (EUA), decidiu disponibilizar a Vacina a todos aqueles que se consideram em risco, residentes ou turistas.

Com a falta de Vacinas nos EUA, há muita gente a atravessar a Fronteira para se vacinar em Montreal.

Desde que a Campanha de Vacinação foi lançada, em meados de Maio, assim que os primeiros casos de Varíola do Macaco foram detectados,Montreal inoculou 18 mil e 500 pessoas, 13% das quais estrangeiras.

O objectivo é administrar 25 mil doses e vacinar 75 a 80% da População considerada em risco, em particular homens que têm relações sexuais com homens ou com múltiplos parceiros.

Desde 11 de Agosto, o Canadá registou mil e 59 casos confirmados de “Monkeypox”, mas as Autoridades vêem sinais de que as infecções começam a abrandar.

PUB

PUB

PUB

To Top