PUB

Mundo

Vaticano: Papa “preocupado” com prisão de Bispo na Nicarágua

O Papa Francisco defende ser preciso uma conversa “aberta e sincera”, para resolver a Crise entre a Igreja Católica e o Estado Nicaraguense.

O Chefe Mundial da Igreja Católica – escreve oportal odia.com.br -, expressou sua “preocupação”, domingo, 21, com as crescentes tensões entre o Governo da Nicarágua e a Igreja Católica, dois dias após a prisão do Bispo de Matagalpa, Rolando Álvarez, crítico do Presidente Daniel Ortega.

“Acompanho de perto, com preocupação e dor, a situação criada na Nicarágua, que envolve pessoas e instituições”, disse o Pontífice, após a Oração do “Angelus.

“Francisco expressou sua “convicção e esperança de que, por meio de um diálogo aberto e sincero, ainda possam ser encontradas as bases para uma convivência respeitosa e pacífica”.

O Bispo Rolando Álvarez, crítico do Presidente nicaraguense Daniel Ortega, foi preso, na sexta-feira, 19, e transferido para a Residência de sua Família, em Manágua (a Cidade-Capital daquele País da América Latina), onde permanece privado de Liberdade, no mais recente episódio do confronto entre o Governo e a Igreja Católica.

A Polícia especificou que tomou a Decisão de transferir Álvarez, porque ele persistiu em suas actividades “desestabilizadoras e provocativas”.

Histórico 

Álvarez, 55 anos, estava na Cúria de Matagalpa, vigiada pela Polícia desde 4 de Agosto, como parte de uma Investigação por “organizar grupos violentos” e incitar “ódio” para “desestabilizar o Estado da Nicarágua”.

O Bispo denunciou o fechamento, pelas Autoridades Nicaraguenses, de cinco Emissoras Católicas e exigiu que o Governo de Daniel Ortega respeite a “Liberdade” Religiosa.

PUB

PUB

PUB

To Top