PUB

Mundo

Estudo: Vírus da Varíola dos Macacos sobrevive por 30 dias em superficies

Um Relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) constatou que diversos itens analisados numa residência, onde vivem duas pessoas infectadas com a Varíola dos Macacos (“Monkeypox”), nos Estados Unidos da América (EUA),  confirmaram a presença do Vírus, mesmo após uma limpeza completa.

Os resultados – conta o portal odia.com.br -, comprovaram a presença do Vírus da Varíola dos Macacos (“Monkeypox”), mesmo após a limpeza completa de superfícies, porém, os especialistas ainda não souberam dizer se uma segunda pessoa poderia ser infectada, caso entrasse em contato com esse objecto infectado.

Os pesquisadores informaram, também, que nenhuma dessas áreas apresentou Teste Positivo “para a Cultura do Vírus”.

Isso significa que não há risco de infecção, caso outra pessoa toque no objecto.

Procedimentos 

O Estudo em tela, recolheu 30 itens em nove áreas diferentes da casa. Entre eles, objectos “porosos”, ou seja, aquele que têm superfícies semelhantes a de tecidos e que absorvem líquidos, como roupas e móveis.

Do outro lado, as superfícies “não-porosas”, como alças e interruptores.

“O DNA do Vírus da Varíola foi detectado em muitos objectos e superfícies amostradas, indicando que algum nível de Contaminação ocorreu no ambiente doméstico”, vinca o Relatório.

Os dois pacientes testados – cujo Relatório os apelidou de A e B -, moram em uma casa com outras pessoas.

Entretanto, nenhuma delas testou positivo para a Varíola dos Macacos.

Os dois pacientes tiveram “lesões relativamente pequenas e sintomas leves”, apresentando sinais da Doença de 22 a 30 dias.

Testemunhos

Os membros da casa relataram que limparam e desinfetaram partes da casa onde as pessoas infectadas passavam o tempo, o que – segundo os especialistas -, também,  pode ser motivo pelo qual o Vírus Activo não tenha sido encontrado.

 “Suas práticas de limpeza e desinfecção durante esse period, podem ter limitado o Nível de Contaminação dentro da casa”, acredita.

Os Estados Unidos contabilizam 14 mil 115 casos confirmados da Doença, o maior número em relação a qualquer Nação do Mundo.

No Brasil foram já confirmados mais de três mil casos da Varíola dos Macacos.

PUB

PUB

PUB

To Top