PUB

Economia

Santo Antão: Jovens e mulheres capacitados em pós-colheita e operações para entrepostos agrícolas

Um grupo de 32 formandos, na maioria mulheres de várias comunidades rurais de Santo Antão, estão agora mais bem capacitados em actividades de pós-colheita e operações nos Entrepostos Agrícolas.

A formação de três dias foi promovida pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Associação dos Amigos da Natureza (AAN), no âmbito do Projeto PROSAM – Produção Sustentável e Acesso ao Mercado em Santo Antão, de janeiro de 2023.

Intitulada “Residência Formativa em Atividades de Pós-colheita e Operações nos Entrepostos Agrícolas”, a capacitação ocorreu, simultaneamente, em duas localidades:no Entreposto Agrícola de Ribeira da Cruz, no concelho de Porto Novo, e no Entreposto Agrícola de Eito, no concelho de Paul.

Maioria mulheres

Segundo a organização, o público-alvo desta formação foram jovens e mulheres destas comunidades rurais, que demonstraram interesse no tratamento pós-colheita, na comercialização e na qualificação dos produtos agrícolas, enquanto potencial setor de especialização profissional.

A iniciativa contou com a participação de 32 formandos, sendo 21 mulheres e as residências tiveram uma duração total de 24 horas, em cada um dos Entrepostos Agrícolas,

Capacitados a nível teórico e prático 

Foram abordados temas como as estratégias de colheita para melhorias qualitativas, procedimentos internos e etapas de tratamento dos produtos no Entreposto Agrícola, aspetos que determinam o padrão de qualidade, gestão das unidades, participação comunitária, logística, e formas de comercialização para diferentes mercados.

A residência dividiu-se em dois momentos, a capacitação teórica e o ensino das práticas de tratamento de produtos provenientes das redes de produtores e produtoras locais que participam no projeto.

Foram tratados, de forma pedagógica e como parte do conteúdo prático, produtos como batata inglesa, cenoura, abóbora, couve, mandioca, repolho, banana, tomate, couve, batata-doce, inhame e coentro.

Produtos doados a cantinas escolares da ilha

No final da Residência Formativa os produtos tratados na sessão prática foram doados à FICASE e às Delegações do Ministério da Educação de Porto Novo e do Paúl, para o seu uso e consumo nas cantinas escolares.

No total, no dia 26 de janeiro de 2023 foram doados 341 kg de produtos, sendo 164 kg em Porto Novo e 177 kg em Paul.

Os produtos foram destinados para as escolas com maior demanda e, ao mesmo tempo, maiores dificuldades na aquisição de produtos frescos.

Recorde-se que o projeto ProSAM é financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e promovido pelo CERAI e pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN) com a parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e as Câmaras Municipais de Porto Novo, Ribeira Grande e Paúl.

Tiago Ribeiro

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top