PUB

Sal

Sal já conta com um Consultório Solidário de Saúde Infantil

O Consultório Solidário de Saúde Infantil, localizado na zona de Chã de Matias nos Espargos, irá atender cerca de 10 mil crianças da ilha. É uma iniciativa promovida pela cadeia RIU Hotels & Resorts, em colaboração com a África Avanza e a Fundação local Des-Bem, contando com o apoio do Ministério da Saúde de Cabo Verde.

 A Ilha do Sal já conta com um consultório solidário de saúde infantil que se encontra instalado no Centro Comunitário Chã de Matias, na cidade dos Espargos.

Esta iniciativa permitirá que cerca de 10 mil crianças de 0 a 13 anos, da Ilha do Sal, recebam cuidados de saúde de forma contínua e gratuita.

“A abertura deste consultório é mais uma demonstração de que a colaboração público-privada é uma via de desenvolvimento que tem repercussão no bem-estar da comunidade. Cabo Verde é um destino muito importante para a RIU, no qual operamos desde 2008, e por isso estamos orgulhosos de poder contribuir para cobrir as necessidades da sua comunidade local com a oferta de cuidados de saúde de qualidade às crianças”, realçou Joan Trian Riu, Diretor Executivo da RIU Hotels & Resorts.

Um excelente reforço às estruturas de saúde pública na ilha

Por sua vez, Iñaki Gascón realçou que o Consultório Solidário de Saúde Infantil responde a uma necessidade real. 

“É um projeto bem pensado que combina corretamente os recursos locais (médicos locais, organizações da sociedade civil), o apoio técnico internacional da África Avanza e o sólido apoio do grupo RIU. Um projeto de carácter social, bastante conveniente e que será um excelente reforço para o trabalho das estruturas de saúde pública na ilha. É, sem dúvida, uma boa notícia para a população da Ilha do Sal”.

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves ressaltou que projetos sociais desta natureza são de “valor inestimável para o setor da saúde. A saúde no Sal ganha e o País ganha”.

Famílias mais necessitadas terão prioridade

Na liderança do Consultório Solidário de Saúde Infantil (CSSI) está a Dra. Manuela Santos Lima, médica cabo-verdiana, que conta com o apoio contínuo de um comité de peritos voluntários formado por quatro médicos pediatras espanhóis. 

Além da urgência de cada caso, dar-se-á prioridade aos cuidados médicos das famílias mais necessitadas, grupos 1 e 2 do cadastro social. 

O projeto promove, também, atividades de qualificação profissional nos cuidados de pediatria e atividades de sensibilização.

Reencaminhamento

O consultório encaminhará  pacientes que precisem de cirurgias ou tratamentos especializados para o seu tratamento nas missões do programa Médicos Solidários em Cabo Verde da África Avanza.

Com a abertura deste consultório de saúde infantil, a RIU Hotels & Resorts reforça o seu compromisso com a comunidade local, uma das suas três principais linhas da RSC da empresa, e com a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Cabo Verde.

Os promotores deste projeto esperam replicá-lo na ilha da Boa Vista já em 2024.

Tiago Ribeiro – Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top