PUB

Cultura

Festival Literatura Mundo do Sal com mais de 30 escritores nacionais e estrangeiros 

Cerca de catorze escritores e professores cabo-verdianos e dezassete estrangeiros estão agendados para o Festival de Literatura Mundo Sal que acontece de 8 a 11 de Junho próximo na ilha mais turística do país. Ao todo estarão cerca de sete países representados, incluindo tradutores, essenciais ao processo de internacionalização das obras. 

A quinta edição do Festival de Literatura Mundo do Sal, decorre este ano em homenagem à linguistacabo- verdiana Dulce Almada Duarte e ao escritor italiano Antonio Tabucchi.

Estão inclusive previstas sessões de elogio realizadas por Adelaide Monteiro, Amália Lopes e Filinto Elísio para Dulce Almada Duarte, e Clara Silva, Luca Fazzini, Marco Piazza e Roberto Francavilla paraAntonio Tabucchi.

O festival, recorde-se, é promovido pela Câmara Municipal do Sal, com a Curadoria Científica da Professora Inocência Mata e a Organização a cargo da editora Rosa de Porcelana. 

Conforme a organização, esta quinta edição “reitera” o seu objetivo de “ajudar a consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde e inscrevê-la como Ilha Literária reconhecida internacionalmente”.

Fazer “circular e dialogar” a literatura

Igualmente o festival pretende promover a reflexão e o debate sobre o tema da Literatura-Mundo, como “pleitear” o alargamento dos Cânones Literários face aos plurais e diversos fazeres literários internacionais. 

Através de parcerias e redes de contactos, a organização quer assim “fazer circular e dialogar” autores e suas obras numa plataforma externa alargada.

Cerca de 7 países representados 

Para além de escritores e professores cabo-verdianos, está prevista a presença de autores, investigadores, editores e tradutores da Alemanha, Angola, Brasil, Itália, Portugal e São Tomé e Príncipe.

A habitual conferência inicial debruça-se este ano sobre o tema “Literatura-Mundo”. Além das sessões científicas e de diálogos temáticos, o programa compreende ainda uma exposição e doação de livros à Biblioteca Municipal do Sal, leituras diversas e encontros com estudantes das escolas básicas e secundárias da ilha.

Temas variados em debate 

Os “Momentos Científicos” contarão com mesas sobre temas variados, como Língua e Identidade I; Língua e Identidade II e Aprendizagem de uma Língua no Encontro com o Outro.

Das mesas temáticas, com a participação de escritores, professores, investigadores, editores e tradutores convidados, perfilam temas como a Língua/Identidade – Literatura Nacional e Literatura-Mundo; Edição e Circulação e Identidade e Projeção de Alteridades. 

Extensão a Santiago

O Festival terá ainda algumas atividades de extensão este ano, a começar por Cabo Verde, numa parceria com a Universidade de Santiago e a Câmara Municipal da Praia.Alguns convidados ao evento do Sal estarão na Ilha de Santiago (Assomada e Praia) para a “tematização” da Literatura-Mundo.

A edição 2023 do Festival, será inaugurada pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e a actividades decorrem no auditório do Hotel Belorizonte, com sessão de leituras nas Salinas de Pedra de Lume e visitas de escritores ao Complexo Educativo Manoel António Martins, ao Colégio Letrinhas e à Escola Básica e Secundária Olavo Moniz.

Já a sessão de encerramento será presidida pelo Ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos e na ocasião será anunciado o vencedor do Prémio Lhana de Literatura.

Recorde-se que este festival é projeto criado por Filinto Elísio, José Luís Peixoto, Márcia Souto e Patrícia Pinto, e teve a sua primeira edição em 2017, com homenagens ao poeta cabo-verdiano Corsino Fortes e ao escritor português José Saramago. Nesse ano, teve  uma extensão do evento no Brasil, numa parceria com o Fórum das Letras de Ouro.

PUB

PUB

PUB

To Top