PUB

Cultura

Norberto Tavares faleceu há 13 anos

Foi num dia como hoje, 26 de Dezembro que morreu, em 2010, o cantor, compositor e multi-instrumentista cabo-verdiano Norberto Tavares. Norberto que era natural de Santa Catarina de Santiago faleceu há 13 anos, em Massachusetts, Estados Unidos da América, vítima de doença prolongada.

O Museu que ostenta o nome do cantor em Assomada, Santa Catarina, lembrou em comunicado que Norberto Tavares dedicou sua vida a unir as comunidades cabo-verdianas na diáspora através da música.

Nascido em Cutelo, Santa Catarina, a 6 de Junho de 1956, Norberto emigrou para Portugal nos anos 70, onde a sua carreira musical floresceu.

Foi nas terras lusas que ele gravou alguns álbuns de funaná, o seu género musical favorito.

Primeiro trabalho em 1975

Em Portugal, formou um grupo denominado “Black Power” juntamente com outros músicos de Cabo Verde, tendo lançado o seu primeiro álbum de “funaná e batuko” em 1975.

Produziu várias gravações ainda em Portugal, antes de emigrar para os Estados Unidos, em 1979.

Entre os seus álbuns mais conhecidos encontram-se “Nôs Cabo Verde di Sperança” (1976), “Volta pa Fonti (1979, ‘Voltar à fonte “), “Jornada di un Badiu ‘(1989) e” Hino di Unificaçon”(Hino de Unificação 1993), que se tornaram parte do repertório popular, especialmente na ilha de Santiago.

Norberto Tavares morreu aos 54 anos, no dia 26 de Dezembro de 2010.

PUB

PUB

PUB

To Top