PUB

Ambiente

Cabo Verde em alerta devido à má qualidade do ar por causa da bruma seca 

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica alertou hoje para a ocorrência de bruma seca em todo o arquipélago, resultando em níveis elevados de partículas inaláveis, susceptíveis de causar problemas respiratórios. 

O INMG alertou, em comunicado, que, devido à bruma seca, o ar estará, nos próximos dias, com níveis elevados de partículas inaláveis (PM10 e PM2.5), que ultrapassam significativamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a qualidade do ar.

Durante os próximos dias, prevê a persistência dessas condições adversas, com impactos negativos nas actividades económicas e no bem-estar social.

“A população deve estar atenta aos riscos associados à exposição prolongada à elevados níveis de PM10 e PM2.5, conhecidos por causar problemas respiratórios e outros impactos na saúde”, frisou.

O instituo recomenda, por isso, evitar actividades ao ar livre, assim como a utilização de máscaras de proteção ao sair de casa.

“Em caso de sintomas respiratórios graves, procure assistência médica imediatamente”, adverte.

Recorde-se que a bruma seca que se faz sentir no país há mais de dois dias já levou ao cancelamento de alguns voos devido à falta de visibilidade.

PUB

PUB

PUB

To Top