PUB

Cultura

Carnaval da Praia 2024: Vencedores serão conhecidos hoje à tarde

Os vencedores do Carnaval Praia 2024 serão conhecidos na tarde desta sexta-feira,16, num acto marcado para às 16 horas, na Praça Alexandre Albuquerque, no Platô.

A Festa do Rei Momo, na capital do país, na última na terça-feira,13, ficou marcada pela diversidade cultural muito presente na avenida Cidade de Lisboa.

Na Avenida Cidade de Lisboa, por volta das 16 horas, de terça-feira, o público e milhares de foliões aguardavam com ansiedade o arranque dos desfiles a cargo do grupo Deusa do Amor Sem Fronteiras, da Achada de Santo António.

Enquanto não chegava, os presentes foram saudando os grupos de animação que este ano tiveram menos presença. “Mandinga Ariah do Norte”, “Bididó”, “Cutun Bem Bem” e “Plataforma das Comunidades Africanas” contaram com poucos integrantes, em relação aos anos anteriores.

 

Deusa do Amor, contra a maré das desigualdades

E já passava das 17 horas quando finalmente apareceu o Amor Sem Fronteiras, grupo oficial, “navegando contra a maré das desigualdades”, com muito brilho e folia.

A sua apresentação ficou marcada pela criatividade em cada detalhe, dos andores aos trajes dos 350 figurantes, divididos em 12 alas.

Mas o azar bateu à porta da rainha de bateria, deste grupo, vinda do Mindelo, que viu o seu salto desconcertar justamente quando se aproximava do júri para mostrar a sua arte do requebro.

Mesmo assim, mostrou que mesmo descalça tem samba no pé, puxando pela batucada do grupo que também encantou o público.

 

Vindos d’ África, preservar cultura e identidade

Por volta das 18h45, surgiu o Vindos d’ África, o grupo mais popular da capital, que soma seis títulos de Campeão do Carnaval. Com muito brilho também, os seus 400 foliões divididos em nove alas foram desfilando pela avenida, muito aplaudidos pelo público.

Com o enredo “Korda Kauberdi”, o grupo de Bairro Craveiro Lopes levou à avenida figuras de Nha Nácia Gomi, Ntoni Denti d’ Oru e Bibinha Cabral, com a mensagem de que “devemos preservar a nossa cultura e a nossa identidade”.

A batucada foi intensiva, muito bem correspondida pela sua rainha de bateria, deixando transparecer uma sincronia muito forte.

 

 

Vindos do Mar também não decepcionou

O terceiro grupo a entrar na avenida, por volta das 19h45, foi o Vindos do Mar, da Achada Grande Frente, que também não decepcionou. “Mitologias do Mar”, seu enredo, trouxe entre os 350 figurantes, as sereias, as águas vivas, os golfinhos e outros seres marinhos das águas de Cabo Verde.

O andor em formato do polvo carregava o rei interpretado pelo cantor SOS Mucci. Chamou também atenção a sua rainha de bateria que “cuspiu fogo” na Avenida Cidade de Lisboa.

 

Assumir “a África que somos” com Afro Abel Djassi

Já de noite, por volta das 21 horas, entrou na arena o quarto grupo, o Bloco Afro Abel Djassi.

Com 27 alas e 300 figurantes conseguiram mostrar a diversidade do povo africano, uma marca muito própria deste grupo da Achada Santo António, liderado por Gamal Mascarenhas.

Este ano, “Mi é Um Simples Africano” foi o tema do grupo, conforme a anunciada homenagem a Amílcar Cabral, propondo ao público, sobretudo os mais novos, assumir a identidade africana.

Ao seu estilo, o grupo mostrou que sabe também brincar o carnaval, com aposta num carro alegórico florido, a transmitir esperança de um dia melhor.

 

Samba Jó a fechar “em grande”

A fechar “em grande” o Carnaval 2024, na Praia, esteve o Samba Jó, do Palmarejo.

O campeão do ano passado desfilou com muito brilho e folia com o tema “Santiago, Porton D’nós Ilha, Abrasa Bu Komunidade Sem Máscara”.

O enredo foi muito bem representado apesar do atraso do grupo, tanto antes, como durante o desfile.

O público já reduzido (pois já eram 22 horas quando o Samba Jó entrou na avenida), respondeu positivamente à folia deste grupo que levou quatro carros alegóricos, oito alas e 350 foliões.

E assim, por volta das 23h20, terminou o desfile dos cinco grupos oficiais do Carnaval da cidade da Praia que mereceu nota positiva do público.

Nota positiva

A organização e os grupos também avaliaram positivamente a festa do Rei Momo na Capital do país considerando que “melhoramos a cada ano”. Inclusive, Francisco Carvalho já prometeu aumentar verbas para o próximo ano.

Fica agora a faltar a nota do júri, composto por mais de 15 pessoas, na sua maioria ligadas à música e ao teatro, para escolher o vencedor do Carnaval da Praia 2024.

O resultado chega na tarde desta sexta-feira,16, num acto público marcado para às 16 horas, na Praça Alexandre Albuquerque.

PUB

PUB

PUB

To Top