PUB

Cultura

DjârFogo International Film Festival homenageia centenário de Amílcar Cabral com série de filmes virtuais

O DjârFogo International Film Festival (DIFF), em colaboração com a Mount Saint Mary’s University e a Fundação Amílcar Cabral, anuncia a segunda parte da 4ª edição do evento com uma série de filmes virtuais a decorrer de 7 a 12 de setembro de 2024. A programação especial celebra o centenário de Amílcar Cabral e destaca do cinema africano.

O festival, realizado via Zoom, apresenta o tema “Descubra o Impacto de Amílcar Cabral em Seis Filmes Cativantes”. A série de filmes virtuais exibirá seis produções de Cabo Verde, Guiné-Bissau/Suécia, Moçambique/Portugal e Nigéria.

A programação, segundo a organização, inclui filmes como “O Nascimento de uma Nação”, de Lennart Malmer, que captura a declaração de independência da Guiné-Bissau em 1973, e “O Último Desejo do Vulcão”, de Guenny K. Pires, uma narrativa curta que explora a tradição e a mudança em uma aldeia africana.

Outros destaques são “A Fita Rosa”, uma animação baseada em uma história popular de Cabo Verde, e “Sonhos de uma Revolução”, uma curta metragem documental que examina a relação de uma mulher com o elemento da água.

Sessões de perguntas e respostas com cineastas

De notar que a série de filmes virtuais incluirá sessões de perguntas e respostas com os cineastas, após cada exibição, permitindo uma interação enriquecedora entre o público e os realizadores.

Os eventos estão programados para horários de diferentes fusos horários, sendo 19 horas em Portugal e 17 horas de  Cabo Verde.

A série oferece uma oportunidade para o público se conectar com narrativas que refletem experiências africanas e “honra” a memória de Amílcar Cabral, um dos líderes de libertação da África.

Para mais informações e acesso às exibições gratuitas, os interessados podem entrar em contacto através do e-mail djarfogofilm@gmail.com.

A programação do festival encerra no dia 12 de setembro, e a DIFF  destaca o compromisso contínuo em promover o cinema africano e homenagear figuras importantes da história do continente.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top