PUB

Cultura

Yacine: Do Fogo para o mundo

Yacine Rosa é uma jovem cantora da Ilha do Fogo (São Filipe), que começou pela interpretação de músicas tradicionais de Cabo Verde. Passados sete anos nestas lides, já dispõe de dois singles prontos, com um dos quais a ser apresentado nas plataformas digitais, nesta quinta-feira, 16.

“Gratidão” é o título do primeiro single desta jovem da Cidade de São Filipe, que estará disponível, a partir desta quinta-feira, 16 de Dezembro, nas diversas plataformas digitais.

O tema do primeiro trabalho de Yacine foi escrito pela pró- pria, durante o período de Pandemia de COVID-19, tendo confessado que a música retrata o momento em que pôde estar em casa, na companhia dos pais  e dos filhos.

“A ideia inicial era gravar um outro tema, mas, ao enviar a letra para Hernâni Almeida, ele sugeriu-me, que seria melhor, para este primeiro trabalho, gravar uma composição da minha autoria. Assim aconteceu! Só que não é uma música tradicional cabo-verdiana, mas um ‘Afropop”, justifica Yacine Rosa.

Apesar do vídeo promocional da marcação da data do lançamento do single nas plataformas ter despertado “muito comentário das pessoas”, Yacine está cautelosa em relação à sua expectativa, mas salienta que não podia gravar outra música, que não a “Gratidão”, por ser um tema que combina com ela e que tem muito a ver com a sua pessoa. “Ela retrata a minha vida e história, pelo que espero uma boa aceitação das pessoas, uma vez que, em tempo de  Pandemia de COVID-19, quem estiver vivo tem de estar grato por isso”, remarca. Yacine Rosa trabalhou com Hernâni Almeida, mas o single foi gravado pela produtora “New Generation Record”, do emigrante foguense radicado nos Estados Unidos da América, Djb Brandão.

“Baptizada” no Carnaval 

Desde criança que Yacine “tem sentido algum talento, vocação e inclinação” para interpretar.

“Comecei pela participação no Coro da Igreja. Em face disso, muita gente incentivou-me a prosseguir e o verdadeiro encontro e envolvimento com a música deu-se com a minha participação no Grupo Carnavalesco ‘Fantasia de Cobom’, onde fui muito incentivado pelo artista Manuel Jesus de Pina, mais conhecido por ‘Nenelo Bonga’, que me convidou a integrar o seu Colectivo, na animação de tocatinas e noites cabo-verdianas foguenses”, salient Yacine Rosa.

Como integrante da Banda de Nenelo, Yacine participou em vários outros eventos, com destaque para o Festival do Município dos Mosteiros e nas Festas de Bandeira de São Filipe.

“Afora isso, representei a Ilha do Fogo, em São Vicente, no certame ‘Vozes das Ilhas’, a par da participação na AME (‘Atlantic Music Expo”), juntamente com outros artistas de São Filipe, notadamente, Augusto Cego e Lú- cio”, lembra.

Para além da Música Tradicional…

Yacine Rosa começou a interpretar músicas tradicionais de Cabo Verde, designadamente: morna, coladeira, funaná, entre outros géneros, mas recusa a ser identificada como alguém que só interpreta estes géneros.

“Hoje, geralmente, faz-se Música Tradicional para manter vivo a tradição na Sociedade, mas não é tão commercial. É por isso que não acredito que devo fazer só Música Tradicional”, justifica, destacando que, “também, tenho condições e capacidades para cantar outros estilos, esperando sempre que as pessoas a entendam”.

E prossegue: “Comecei e vou continuar a fazer Música Tradicional, mas tenho certeza que vão surgir surpresas no meu caminho”, lembrando que os promotores de festivais em Cabo Verde – e não só! -, “não convidam artistas só para músicas tradicionais”.

Passagem pela Praia…

Yacine Rosa residiu quatro anos na Cidade da Praia, onde estabeleceu contactos com vá- rios músicos de renome e sentiu, “cada vez mais”, responsável para interpretar.

Na Capital de Cabo Verde, Yacine actuou em “vários espaços marcantes”, a saber: no Quintal da Música, Linha de Água, Quebra-Cabana e Café Sofia, além de participar em actividades musicais no Tarrafal (de Santiago) e nas ilhas do Sal e da Brava.

Além disso, participou em actuações de artistas como Grace Évora, Fatú Djakité e Éder Monteiro, assim como a fazer coros em músicas de grupos de Carnaval de São Vicente, quais sejam: Vindos do Oriente, Samba Tropical e Estrelas do Mar.

“Neste último Grupo, interYacine Rosa é uma jovem cantora da Ilha do Fogo (São Filipe), que começou pela interpretação de músicas tradicionais de Cabo Verde. Passados sete anos nestas lides, já dispõe de dois singles prontos, com um dos quais a ser apresentado nas plataformas digitais, nesta quinta-feira, 16. pretei uma música para Concurso”, revela.

Segundo single já pronto…

O segundo single de Yacine Rosa, que é uma Morna da autoria do compositor foguense, Dany Lobo, está pronto para ser colocado nas plataformas digitais.

“Eu e a minha produtora não temos pressa. Queremos dar tempo para que o público possa apreciar o primeiro trabalho. Apesar disso, está tudo acertado, para, provavelmente, no início do ano, entrar nos estúdios e gravar o terceiro single”, anuncia.

Yacine garante que já dispõe de um conjunto de músicas seleccionadas, de compositores como Michel Montrond, JC (de São Vicente), Fany (filha de Ano Nobo), Jorge Tavares, Dany Lobo, Nenelo, Bidonga, entre diversos outros, para a gravação do seu primeiro álbum.

“Presentemente, os artistas preferem, primeiro, lançar single, em vez de apostar num álbum inteiro. Aliás, isso é uma estratégia mais eficaz, para se ser mais conhecido”, sustenta Yacine Rosa, rematando que, primeiro, “quero ser bem conhecida do público, antes de presenteá-los com um disco, como a maioria dos artistas fazem”.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 746, de 16 de Dezembro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top