PUB

Descobrir Cabo Verde

Parque Natural de Monte Gordo – Uma das Sete Maravilhas de Cabo Verde

Parque Natural de Monte Gordo (São Nicolau)

Conhecido como “o maciço montanhoso”, Monte Gordo, fica na parte oeste da ilha de São Nicolau e o seu território divide-se entre os dois únicos municípios, Ribeira Brava e Tarrafal, o que representa uma localização estratégica e privilegiada não só para o sector do eco turismo, como também para a educação ambiental e centro de pesquisa e investigação. A sua riqueza natural é muito vasta, contendo várias espécies de plantas endémicas: 32, das quais 26 figuram da lista de plantas em perigo de extinção, por causa da competição das espécies invasoras. Para os amantes da caminhada, Monte Gordo oferece uma variedade de trilhos, cujos mapas estão indicados em placas informativas, em inglês e português, na entrada do parque, no Cachaço.

 

7 Maravilhas de Cabo Verde

O Vulcão do Fogo, a Praia de Santa Maria e as Salinas de Pedra de Lume na ilha do Sal, o Deserto de Viana na Boa Vista, a Praia de Carbeirinho e o Parque Natural de Monte Gordo em São Nicolau, e o emblemático Monte Cara em São Vicente, são as 7 Maravilhas de Cabo Verde, eleitas num concurso que contou com a participação de mais de quatrocentos monumentos naturais descobertos em todo o arquipélago.

O concurso abarcou as seguintes categorias: 1ª- montanha, serra e falésia; 2ª- monumento natural de cariz vulcânico; 3ª- ilhéus, rochas, rochedos e grutas monumentais; 4ª- baías, enseadas, angras e zonas húmidas; 5ª- praias de areia branca ou negra; 6ª- dunas e corredores dunares e a 7ª- paisagens ou áreas de interesse científico

A iniciativa partiu da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e a Pobreza (RPALCDP) que tem como propósito promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde. A apresentação das 7 Maravilhas de Cabo Verde aconteceu a 20 de Dezembro de 2013.

PUB

PUB

PUB

To Top